O trabalho com a literatura em sala de aula contribui para a formação de leitores críticos, capazes de posicionar-se ativamente diante da realidade na qual estão inseridos. Assim, a preocupação em encontrar mecanismos de letramento literário e a busca por uma temática literária que despertasse o interesse do público correspondente à 1ª série do Ensino Médio resultou na proposta de estratégias de leituras relacionadas aos poemas de Gonçalves Dias, abordando a temática nacionalista presente em sua poesia. Tal proposta é justificada pela necessidade cada vez mais crescente de melhorar o nível de leitura e escrita de nossos alunos, já que os principais instrumentos de avaliação do país registram um despreparo dos alunos quanto à habilidade de compreensão leitora e capacidade de produção textual. Por exemplo, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) constatou na avaliação de 2016 que apenas 77 (setenta e sete) alunos tiraram nota máxima na redação do exame; por outro lado, 84.236 (oitenta e quatro mil duzentos e trinta e seis) candidatos tiveram a redação anulada. Dados como estes são importantes quando se discute o ensino de literatura, pois considera-se que esta disciplina é relevante no processo de formação de leitores. Mediante tais reflexões, propôs-se um trabalho voltado para o estudo da poesia nacionalista de Gonçalves Dias. A análise da poesia do escritor maranhense apresenta grande relevância, pois permite um estudo abrangente a respeito da história e da identidade cultural brasileira, já que as obras de Gonçalves Dias fazem parte do Romantismo Brasileiro, uma corrente literária que surgiu poucos anos após a independência política do país, que ocorreu em 1822. Assim, o nacionalismo é uma das principais características dos poemas de Gonçalves Dias, e o estudo da produção poética do autor constitui-se em um excelente recurso para promover o letramento literário na turma onde o estudo é desenvolvido. Para tanto, o principal objetivo do trabalho é promover a formação de leitores por meio da análise e discussão da poesia nacionalista de Gonçalves Dias, sendo os objetivos específicos: desenvolver o senso crítico dos alunos por meio de interação e debates em sala de aula; propiciar a valorização da cultura e da língua portuguesa; e estimular o interesse dos alunos pela história brasileira, a partir da análise dos poemas de Gonçalves Dias. Dessa forma, percebe-se a riqueza do texto poético, pois este é dotado de vários recursos linguísticos, tais como, ironia, metáfora, metalinguagem, comparação, entre outras figuras de linguagem que atribuem valor conotativo ao texto poético. Assim, a partir dos pressupostos teóricos da Análise do discurso é possível realizar estudos proveitosos dos textos poéticos.