O presente artigo visa enfatizar a importância do jogo enquanto recurso essencial para a viabilização da aprendizagem dos educandos de forma natural e prazerosa, uma vez que sua natureza é essencialmente lúdica. As teorias de Piaget e de Vygotsky sobre o desenvolvimento cognitivo da criança servem como ponto de partida para orientar e estimular o educador a incluir os jogos em sua metodologia, de modo a despertar o interesse e a curiosidade dos alunos e, consequentemente, levá-los a alcançar a aprendizagem. As equipes pedagógicas e gestora têm o importante papel de zelar pelo trabalho com jogos, pois os benefícios decorrentes dele são múltiplos e vão além dos muros da escola.
Faremos uma explanação sobre a aplicação dos jogos educativos, dando ênfase no porquê de sua utilização, baseado na problemática de se obter um processo de desenvolvimento cognitivo que seja dinâmico e desafiador aos aprendizes explorando suas múltiplas competências, integrando-os como peças-chave no processo de ensino aprendizagem. Relatando um breve histórico dos jogos educativos e dos jogos na fase infantil, observando as suas características, classificação e o jogo como recurso mediando o conhecimento.