O presente estudo teve a pretensão em identificar a gestão democrática no espaço escolar, no que se refere aos desafios as possibilidades e os limites das experiências juntamente com a comunidade escolar. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Manuel Rodrigues Arcoverde zona rural de São Bento do Una – PE. A metodologia utilizada foi um estudo de caso centrado na análise de uma escola especifica com 4 sujeitos, que fazem parte da comunidade escolar, gestor, coordenador, professor e um pai. Foi aplicado um questionário a cada um dos sujeitos com perguntas abertas. Portanto, os questionários aplicados foram instrumentos de grande valia por possibilitar a produção de conteúdos fornecidos através das respostas dadas pelos sujeitos envolvidos no processo, permitindo que as pesquisadoras tivesse uma maior clareza das informações que desejava obter. Além disso sua utilização também auxiliou no aprofundamento da discussão sobre o assunto levantado nesse trabalho. Podemos concluir através da análise dos dados, que a escola pesquisada adota a gestão democrática sendo o gestor muito ativo pois sempre procurando efetivar uma gestão transparente e de forma coletiva.