FERNANDES, Leidivânia Do Carmo et al.. Pedagogia: enfrentamentos durante e após a formação. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/48528>. Acesso em: 04/11/2024 15:20
RESUMO: O presente trabalho elaborado pelos acadêmicos do 3º período de pedagogia da Universidade Federal do Acre, Leidivânia do Carmo Fernandes, Moisés Bezerra de Morais e Natasha Kimberly Sousa da Silva, traz uma discussão acerca de dados coletados a partir de uma pesquisa que se deu por meio de entrevistas realizadas com professoras formadas na área de pedagogia, que atuam na rede de educação básica. Busca analisar o processo de formação e atuação dessas profissionais, identificando os principais aspectos negativos e positivos durante e após a formação no curso de pedagogia. A elaboração do trabalho se deu primeiramente a partir de uma abordagem teórica feita em sala de aula, incluindo aulas dialogadas e debates sobre o tema e uma pesquisa qualitativa através de entrevistas semiestruturadas, dialogando com os autores, J. Gimeno Sacristán, Selma Garrido Pimenta, Mario Sergio Cortella, S. Adolfo Vásquez, e José Carlos Libâneo. Com este trabalho é possível verificar certos transtornos e dificuldades dos graduados quando são inseridos na sala de aula e que não se sentem totalmente preparados para exercer a função. Alguns aspectos que aparecem em suas falas com mais frequência, como os bons professores que tiveram durante sua formação acadêmica, a pouca pratica e o excesso de teoria, dificuldade para lidar com a subjetividade de cada aluno, a falta de formação para atuar na coordenação pedagógica, as amplas oportunidades que a formação em pedagogia dispõe, são aspectos que aqui classificamos como pontos comuns presentes nas entrevistas e que serão analisados no decorrer do trabalho.