Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JARDIM SUSPENSO COMO PRÁTICA DE ENSINO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SAÚDE E REUTILIZAÇÃO

Palavra-chaves: REUTILIZAÇÃO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO POR INVESTIGAÇÃO Pôster (PO) GT 14. Educação Ambiental Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O uso de atividades práticas para ensino tem sido cada vez mais utilizada como ferramenta para o aprendizado por investigação, incentivando os alunos com a realização de práticas em laboratório ou campo, com essa visão o presente projeto tem por objetivo a realização de atividade prática com os alunos do terceiro ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Caxias Maranhão, para buscar sensibiliza-los sobre a reutilização de materiais que poderiam ir para o lixo. Utilizando garrafas PET, mudas e sementes, os alunos irão construir um jardim suspenso no pátio da escola, onde o mesmo será regado pela água de sai dos aparelhos de ar condicionado. Até o momento, foi possível constatar que atividades práticas voltadas para o cunho da Educação Ambiental não são tão comuns devido a diversos fatores como: alta carga horária em sala de aula do professor, o que dificulta a realização e elaboração de atividades extraclasse, falta de infraestrutura e utensílios, e até mesmo dificuldades de trabalho em equipe. A sensibilização se dará por meio de diálogos com os alunos, rodas de conversa, sobre assuntos como a reutilização, educação ambiental, saúde e cidadania. Atividades diferentes das realizadas cotidianamente despertam o interesse dos alunos, evidenciando a importância da realização de atividades práticas, e proporcionam um ganho significativo no processo de ensino e aprendizagem dos mesmos, desenvolvendo uma postura crítica e reflexiva, fazendo com que mostrem mais motivação e interesse, aos recursos didáticos diferentes, seja em sala de aula ou outros espaços não formais.

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