Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE PLANTAS MEDICINAIS

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, CONHECIMENTO, ESPÉCIES MEDICINAIS Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O emprego correto de plantas para fins terapêuticos, pela população em geral, requer o uso de plantas medicinais selecionadas por sua eficácia e segurança terapêutica, baseado na tradição popular ou cientificamente validado como medicinal. As plantas medicinais têm um papel muito importante na questão socioeconômica, tanto para as populações que vivem no meio rural, como as que vivem no meio urbano. O presente trabalho foi realizar um levantamento sobre a percepção dos alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental da zona rural com relação às plantas medicinais. O presente estudo foi realizado na Unidade Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (UMEIEF) José Bonifácio Barbosa de Andrade, localizada na zona rural no distrito do Pio X, no município de Sumé – PB, onde o ensino é por área de conhecimento, ou seja, direcionado para Educação do Campo. Os dados foram coletados durante o mês de setembro de 2017, através de um questionário semiestruturado, aplicado individualmente, com 33 alunos, na faixa etária entre 11 a 17 anos, no momento das aulas de Ciências. Os resultados da pesquisa constatou que o maior número de alunos entrevistados foi do sexo masculino (60%) e (40%) do sexo feminino. Os resultados demonstraram que 31 alunos (94%) conseguiram identificar o que são plantas medicinais, e apenas 02 alunos (6%) não tinham esse conhecimento. Além disso, dos 33 alunos que participaram da pesquisa, 29 alunos (88%), os componentes de sua família comentam ou já comentaram sobre plantas medicinais, em contra partida 04 alunos (12%), seus parentes não comentam sobre o assunto em casa. Para a preparação de remédios caseiros, foram listadas várias partes da planta (raízes, cascas do caule, folhas, flores, frutos e sementes). Verificou-se que 30 alunos (90%) utilizam as cascas para sua preparação. Com relação às plantas medicinais, os resultados mostraram que foram citadas 38 espécies com 36 gêneros entre os entrevistados. Dentre as 25 famílias botânicas o maior número de espécies foram: Anacardiaceae e Fabaceae com quatro (04) respectivamente, Lamiaceae e Rutaceae com três (03) cada uma, Asteraceae com duas (02), onde as demais tiveram apenas uma espécie citada. Conclui-se que os alunos que residem na zona rural tem a percepção o que seriam plantas medicinais, devido ao fato de seus pais e familiares manterem o hábito de utilizarem para a cura de suas enfermidades, por possuir no local uma diversidade de espécies medicinais encontradas tanto na vegetação nativa como cultivadas nas suas residências. Portanto, as escolas sejam elas urbanas ou rurais, seria interessante ensinar durante as aulas de Ciências os saberes populares, seus conhecimentos tradicionais de uma forma contextualizada, para repassar as gerações seguintes.

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