O presente trabalho trata-se da utilização de palavras cruzadas no ensino de Tabela Periódica com ênfase em seu aspecto histórico. Diante das análises realizadas, constatemos que a palavras cruzadas se apresentaram como um método eficaz para incentivar os alunos a pesquisa, a partir de atividades lúdicas, tornando a sala de aula um ambiente inclusivo independentemente das relações sociais. Atualmente o Ensino da Química passa por constantes modificações relacionadas ao ensino e aprendizagem dos conteúdos, e as palavras cruzadas foi um meio encontrado para contextualizar o ensino diminuindo a “monotonia” do paradigma tradicional de ensino. As palavras cruzadas é um jogo famoso que foi instituído ao longo do tempo e que se tornou muito usual no mundo, é uma atividade que consiste em palavras com quadrados em branco formando linhas horizontais e verticais. Diante da aplicação, esta ferramenta se apresentou como uma atividade lúdica para estimular a memória do alunado a partir dos conceitos que estavam sendo estudados, foi um momento rico em aprendizados e que aconteceu trocas de conhecimentos entre o intermediador/alunos.