Há muitos estudos que investigam a argumentação sob diferentes perspectivas teóricas, dentre estas, podemos citar a da Retórica e a da Semântica Argumentativa, contudo, escolhemos a Linguística Textual a partir da teoria de Adam (1192, 2011) especificamente a sequência argumentativa. Nesta perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo analisar como se materializa a sequência argumentativa em textos de alunos da educação básica. Para atingir o objetivo apontado, realizamos inicialmente uma reflexão teórica sobre a sequência argumentativa, com base em Adam (1992, 2011). A parte empírica da pesquisa caracterizou-se pela aplicação de uma proposta de produção do gênero textual artigo de opinião em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Cônego Francisco Gomes de Lima. Nos textos foram investigadas a presença, ou não, das macroproposições argumentativas: tese anterior, dados, ancoragem de inferências, restrição e conclusão (nova tese). Os resultados parciais indicaram que as macroproposições argumentativas dados e conclusões, são as mais recorrentes, e em pouquíssimos textos materializou-se a macroproposição argumentativa restrição. Acreditamos que este estudo pode contribuir positivamente para o desenvolvimento de sequências didáticas que aprofundem o exercício com os gêneros textuais da ordem do argumentar.