Artigo Anais ABRALIC Internacional

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-157X

O ENSINO DE LITERATURA PORTUGUESA MEDIADO PELA LITERATURA BRASILEIRA: PERSPECTIVAS COMPARATIVISTAS

0 of 0
"2013-07-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 4571 "edicao_id" => 14 "trabalho_id" => 601 "inscrito_id" => 1018 "titulo" => "O ENSINO DE LITERATURA PORTUGUESA MEDIADO PELA LITERATURA BRASILEIRA: PERSPECTIVAS COMPARATIVISTAS" "resumo" => "O artigo deseja apresentar uma proposta de ensino para os cursos acadêmicos de Letras do Brasil que entrevê executar, analisar e avaliar atividades de educação no campo da literatura, conjecturando o ensino de Literatura Portuguesa viável por meio da Literatura Brasileira, sendo o colóquio entre ambas não somente possível, mas necessário para uma efetiva compreensão acerca das características do texto aliado ao contexto, do gênero e da periodização e evolução da Literatura do Brasil. A abordagem desse estudo incluirá diálogos e comparações entre textos modelares das duas literaturas selecionadas, havendo aqui como exemplificação os cordéis nordestinos brasileiros com as novelas trovadorescas lusófonas; das irrefutáveis semelhanças entre ambas, busca-se o diálogo entre as literaturas lusa e brasileira, assim aproximando àquela literatura, longe espacialmente, desta, a dos trópicos americanos e comprovando, mais uma vez, seu elo axiomático. Buscando, sobremaneira, aproximar os estudos da Literatura Lusa à cultura nossa, e assim, conduzir sua melhor aprendizagem nos cursos de Letras, cremos que a referida proposta poderá norte-á novos rumos para o ensino do texto literário, partindo de estudos comparativistas. Pautar-nos-emos nos estudos de CANDIDO (1972), CARVALHAL (1994), WELLEK (2003), ZILBERMAN (1991) entre outros mais.O artigo deseja apresentar uma proposta de ensino para os cursos acadêmicos de Letras do Brasil que entrevê executar, analisar e avaliar atividades " "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Completo_Comunicacao_oral_idinscrito_1018_c7408241975f07b20e9ef136e7752858.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÉRGIO WELLINGTON FREIRE CHAVES" "autor_nome_curto" => "SÉRGIO FREIRE" "autor_email" => "sergiofreire13@yahoo.com." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-abralic-internacional" "edicao_nome" => "Anais ABRALIC Internacional" "edicao_evento" => "XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/abralic/2013" "edicao_logo" => "5e48acf34819c_15022020234611.png" "edicao_capa" => "5f17347012303_21072020153112.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-07-12 00:00:00" "publicacao_id" => 12 "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC INTERNACIONAL" "publicacao_codigo" => "2317-157X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 4571 "edicao_id" => 14 "trabalho_id" => 601 "inscrito_id" => 1018 "titulo" => "O ENSINO DE LITERATURA PORTUGUESA MEDIADO PELA LITERATURA BRASILEIRA: PERSPECTIVAS COMPARATIVISTAS" "resumo" => "O artigo deseja apresentar uma proposta de ensino para os cursos acadêmicos de Letras do Brasil que entrevê executar, analisar e avaliar atividades de educação no campo da literatura, conjecturando o ensino de Literatura Portuguesa viável por meio da Literatura Brasileira, sendo o colóquio entre ambas não somente possível, mas necessário para uma efetiva compreensão acerca das características do texto aliado ao contexto, do gênero e da periodização e evolução da Literatura do Brasil. A abordagem desse estudo incluirá diálogos e comparações entre textos modelares das duas literaturas selecionadas, havendo aqui como exemplificação os cordéis nordestinos brasileiros com as novelas trovadorescas lusófonas; das irrefutáveis semelhanças entre ambas, busca-se o diálogo entre as literaturas lusa e brasileira, assim aproximando àquela literatura, longe espacialmente, desta, a dos trópicos americanos e comprovando, mais uma vez, seu elo axiomático. Buscando, sobremaneira, aproximar os estudos da Literatura Lusa à cultura nossa, e assim, conduzir sua melhor aprendizagem nos cursos de Letras, cremos que a referida proposta poderá norte-á novos rumos para o ensino do texto literário, partindo de estudos comparativistas. Pautar-nos-emos nos estudos de CANDIDO (1972), CARVALHAL (1994), WELLEK (2003), ZILBERMAN (1991) entre outros mais.O artigo deseja apresentar uma proposta de ensino para os cursos acadêmicos de Letras do Brasil que entrevê executar, analisar e avaliar atividades " "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Completo_Comunicacao_oral_idinscrito_1018_c7408241975f07b20e9ef136e7752858.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÉRGIO WELLINGTON FREIRE CHAVES" "autor_nome_curto" => "SÉRGIO FREIRE" "autor_email" => "sergiofreire13@yahoo.com." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-abralic-internacional" "edicao_nome" => "Anais ABRALIC Internacional" "edicao_evento" => "XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/abralic/2013" "edicao_logo" => "5e48acf34819c_15022020234611.png" "edicao_capa" => "5f17347012303_21072020153112.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-07-12 00:00:00" "publicacao_id" => 12 "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC INTERNACIONAL" "publicacao_codigo" => "2317-157X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 12 de julho de 2013

Resumo

O artigo deseja apresentar uma proposta de ensino para os cursos acadêmicos de Letras do Brasil que entrevê executar, analisar e avaliar atividades de educação no campo da literatura, conjecturando o ensino de Literatura Portuguesa viável por meio da Literatura Brasileira, sendo o colóquio entre ambas não somente possível, mas necessário para uma efetiva compreensão acerca das características do texto aliado ao contexto, do gênero e da periodização e evolução da Literatura do Brasil. A abordagem desse estudo incluirá diálogos e comparações entre textos modelares das duas literaturas selecionadas, havendo aqui como exemplificação os cordéis nordestinos brasileiros com as novelas trovadorescas lusófonas; das irrefutáveis semelhanças entre ambas, busca-se o diálogo entre as literaturas lusa e brasileira, assim aproximando àquela literatura, longe espacialmente, desta, a dos trópicos americanos e comprovando, mais uma vez, seu elo axiomático. Buscando, sobremaneira, aproximar os estudos da Literatura Lusa à cultura nossa, e assim, conduzir sua melhor aprendizagem nos cursos de Letras, cremos que a referida proposta poderá norte-á novos rumos para o ensino do texto literário, partindo de estudos comparativistas. Pautar-nos-emos nos estudos de CANDIDO (1972), CARVALHAL (1994), WELLEK (2003), ZILBERMAN (1991) entre outros mais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.