O artigo deseja apresentar uma proposta de ensino para os cursos acadêmicos de Letras do Brasil que entrevê executar, analisar e avaliar atividades de educação no campo da literatura, conjecturando o ensino de Literatura Portuguesa viável por meio da Literatura Brasileira, sendo o colóquio entre ambas não somente possível, mas necessário para uma efetiva compreensão acerca das características do texto aliado ao contexto, do gênero e da periodização e evolução da Literatura do Brasil. A abordagem desse estudo incluirá diálogos e comparações entre textos modelares das duas literaturas selecionadas, havendo aqui como exemplificação os cordéis nordestinos brasileiros com as novelas trovadorescas lusófonas; das irrefutáveis semelhanças entre ambas, busca-se o diálogo entre as literaturas lusa e brasileira, assim aproximando àquela literatura, longe espacialmente, desta, a dos trópicos americanos e comprovando, mais uma vez, seu elo axiomático. Buscando, sobremaneira, aproximar os estudos da Literatura Lusa à cultura nossa, e assim, conduzir sua melhor aprendizagem nos cursos de Letras, cremos que a referida proposta poderá norte-á novos rumos para o ensino do texto literário, partindo de estudos comparativistas. Pautar-nos-emos nos estudos de CANDIDO (1972), CARVALHAL (1994), WELLEK (2003), ZILBERMAN (1991) entre outros mais.