A pesquisa “Educação a Distância e suas contribuições para a formação dos profissionais da Educação: um estudo de caso no município de Canto do Burití – PI”, buscará através de um estudo bibliográfico e coleta de dados, analisar o desenvolvimento que a EaD proporciona na formação dos profissionais de um determinado município. A EaD é a modalidade de ensino que permite uma aprendizagem mais dinâmica, com uso de recursos multimídias inteligentes, como: computadores com acesso a internet, materiais impressos, vídeoaulas, e ambientes virtuais de aprendizagem interativos com fóruns, chats, videoconferências, atividades, etc. Objetiva-se com essa pesquisa discutir acerca das contribuições da Educação a Distância no desenvolvimento dos profissionais na modernidade por meio da promoção de experiência real na formação de pessoas com os mais variados perfis sociais. A presente pesquisa pretende responder a questão: Como a Educação a Distância tem contribuído para o desenvolvimento dos profissionais da educação? Tendo como objetivo geral investigar as contribuições da Educação à Distância no desenvolvimento dos profissionais da educação e; elucidar os principais autores que compreendem a EaD como processo significativo na sociedade pós-moderna; descrever o conhecimento dos alunos acerca das contribuições da Educação a Distância em sua formação profissional; verificar as dificuldades encontradas pelos alunos da modalidade de ensino da Educação a Distância; investigar as possíveis melhorias na educação ocasionadas pela formação dos profissionais que estejam cursando a graduação e/ou pós-graduação à distância. Quanto a metodologia adotada, optou-se em trabalhar a pesquisa bibliográfica para “analisar em profundidade cada informação para descobrir possíveis incoerências ou contradições e utilizar fontes diversas, cotejando-se cuidadosamente” (GIL, 2016, p.51) e posteriormente, uma vez compreendido o posicionamento dos autores e do pesquisador, far-se-á o estudo de campo, pois segundo Gil (2016) buscaremos o aprofundamento das questões propostas. E, inicialmente, como resultado constata-se que a EaD ganha cada vez mais credibilidade na Educação, o que exige uma importante compreensão das mudanças sociais e educacionais, para que se possa organizar um planejamento de ensino coerente com todas as transformações vigentes, uma vez que a EaD tende a não mais retroceder.