O presente artigo analisa a temática da Formação Continuada de Educadores, a partir da experiência formativa da Escola de Formação de Educadores do Recife –Paulo Freire, a qual busca articular inovação pedagógica dentro de uma concepção dialética à interdisciplinaridade, como modo de compreensão da realidade e produção solidária e compartilhada de conhecimentos, com vistas à resignificação das práticas docentes. Desse modo, busca-se ancoramento teórico nas concepções de formação docente para a autonomia de Nóvoa (1992), de Inovação Pedagógica dialética apresentada por Correia (1991), Imbernón (2006) e Ribeiro (2016), de interdisciplinaridade dialética e resignificada de Silva (2009, 2018) e Fazenda (1997), de professor reflexivo de Schon (2000) e Alarcão (2007), bem como nas contribuições de Freire (2002). Nesse contexto, refere-se que o processo formativo em foco nesta experiência analítica apresenta marcas de inovação e de interdisciplinaridade buscando a reflexão da prática educativa e a produção coletiva de saberes contextualizado, os quais possam ser utilizados em todas as instancias do cotidiano escolar e na vida social dos sujeitos nele implicados.