Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: PENSAMENTO COMPUTACIONAL, COMPUTAÇÃO DESPLUGADA, ENSINO DE PROGRAMAÇÃO, SCRATCH, SCRATCH Comunicação Oral (CO) GT 19. Tecnologias e Educação
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Diante da constante evolução tecnológica, o desenvolvimento das habilidades cognitivas relacionadas com o pensamento computacional tem se tornado essencial para todos e não somente para os cientistas da computação. Na prática, o uso do pensamento computacional contribui para resolução de problemas cotidianos nas mais diversas áreas. Nesta perspectiva, muitas pesquisas apontam benefícios para introdução do ensino de computação desde a educação básica. Este trabalho relata a experiência da inserção do pensamento computacional por meio de um curso de extensão ministrado para 19 alunos de uma turma do 2º ano do ensino médio em uma escola pública da cidade de Monteiro/PB. Para tanto, foram utilizadas atividades lúdicas através da adoção das abordagens de computação desplugada que visa estimular o pensamento computacional sem o uso do computador e ensino de programação utilizando o ambiente Scratch. Os resultados obtidos mostram que independente dos recursos tecnológicos disponíveis na escola é realizar atividades que estimulem o desenvolvimento de habilidades relacionadas com o pensamento computacional. Além disso, há indícios de que a inserção do pensamento computacional pode contribuir para melhoria no desempenho dos alunos na resolução de problemas matemáticos.

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Comentários

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  • Alexsandra

    Gostaria de receber este arquivo

    19/03/2023 12:58:30
  • Alexsandra

    Excelente

    19/03/2023 12:57:54

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