A presente Pesquisa Qualitativa, em andamento, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, em nível de Mestrado, busca investigar e compreender a(s) concepção(ões) de acolhimento das educadoras de uma creche pública no município de Juiz de Fora, no que se refere à inclusão de crianças com deficiência. Um dos objetivos específicos do trabalho é relatar as problematizações históricas acerca das pessoas com deficiência na sociedade. Para além das dimensões teóricas pretende-se produzir dados, através de entrevistas e roda de conversa. Os diálogos e vivências obtidos em campo serão analisados sob a metodologia da Análise do Discurso da Escola Francesa, tecendo uma narrativa crítica e com a busca de sentidos. A perspectiva Freireana é tomada como eixo de condução da pesquisa, bem como na mediação das vozes das educadoras, a fim de (re)significar o acolhimento às crianças com deficiência. Acredita-se nesta discussão como sendo um posicionamento Ético da/para diversidade.