Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISES E REALIDADES

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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar de que maneira a BNCC para a Educação Infantil está sendo compreendida pelos professores de uma creche municipal em Campina Grande. Sobre currículo compreendemos que seja um conjunto de experiências com intenções educativas que se unem aos conhecimentos das crianças para que se desenvolvam integralmente. A Base Nacional Comum Curricular sendo uma lei nacional que rege a estrutura curricular identificamos qual a compreensão dos profissionais de uma instituição de Educação Infantil municipal (Creche) sobre a BNCC para esse segmento. Houve participação deles na elaboração? O texto está condizente com a prática e as condições de trabalho disponíveis? Realizamos uma investigação a partir do Ciclo de Políticas de Stephen Ball para analisar a relação do contexto e da prática; analisamos o processo de elaboração da BNCC e se houve participação dos professores. Para perceber o contexto da prática de uma instituição de Educação Infantil em Campina Grande utilizamos a técnica de estudo de caso com uma entrevista semiestruturada. A análise desenvolvida apontou que os professores ainda tem uma visão tradicional sobre o currículo e não tiveram participação na elaboração da BNCC como pretendia a proposta da lei; também que a proposta não contempla a prática das professoras em alguns momentos.

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