Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONTRIBUIÇÃO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DO ALUNO DO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIAS NO FAZER DOCENTE

Palavra-chaves: LITERATURA INFANTO-JUVENIL, IDENTIDADE, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A contação de histórias se constitui como uma prática pedagógica que contribui significativamente não só para o desenvolvimento cognitivo, mas também com a formação da identidade da criança. A literatura infanto-juvenil é responsável pela transmissão, conservação e reinterpretação da cultura. A mesma é imbuída de ideologias que podem ou não reforçar a estigmatização e discriminação. Uma vez que, a contação de histórias é ferramenta ideal para o desenvolvimento do imaginário, este por sua vez desempenha importante papel na vida social das crianças visto que, as estruturas que constituem o imaginário são fortemente influenciadas pela literatura que veicula os valores dominantes da sociedade na maioria das vezes de forma estereotipada. Nesse sentido, é fundamental a análise das intenções que permeiam os livros de literatura infanto-juvenil. O professor por sua vez deve assumir uma postura investigativa e reflexiva na escolha da literatura a ser trabalhada. Optando por narrativas que contribuam com a ressignificação dos valores, respeito, inclusão das diferenças e com uma sólida formação da identidade social. A pesquisa bibliográfica e a descritiva foram utilizadas como metodologias para a elaboração do presente artigo, o mesmo objetiva refletir sobre a importância da contação de histórias na formação da identidade dos educandos enquanto sujeitos singulares, também traz um relato de experiência que visa contribuir com a relevância da temática em questão.

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