A construção deste trabalho se preocupa em propor uma abordagem mais dinâmica e ampla para o ensino de literatura a fim de promover a formação de leitores, em contrapartida aos métodos de ensino que já permeiam na educação e percebendo que a preocupação de se trabalhar a literatura, seja ela universal ou específica do Brasil volta-se exclusivamente para turmas do Ensino Médio, e de forma direta, não criando, previamente, uma base na qual possa se firmar o conhecimento básico sobre o assunto, sujeitando os alunos ao desenvolvimento raso acerca do que de fato seria literatura, isso acontece porque a disciplina, por ser necessária nas provas de ingresso das faculdades, acaba se resumindo a um mero tópico, dentre tantos outros, e não de extrema importância para o desenvolvimento dos alunos; em apoio a essa proposta, qual se observa o ponto de partida da leitura sendo o próprio texto, unidade significativa que constrói o interesse do aluno, de acordo com Geraldi (1984); e a importância do letramento literário, defendido por Rildo Cosson (2006) para o desenvolvimento não apenas interno do leitor, mas de como o mesmo se relaciona com os demais, promovendo a troca de experiências por meio da roda de leitura