A AVALIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45572 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4064 "inscrito_id" => 7074 "titulo" => "A AVALIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM" "resumo" => """ O presente trabalho foi desenvolvido com a intenção que se reflita sobre a importância de se repensar a\r\n avaliação dentro do ambiente escolar, no que se refere ao processo ensino aprendizagem, visto que a avaliação é\r\n um momento privilegiado do ato de ensinar e aprender e deve estar presente em todas as etapas da\r\n aprendizagem. Deve ser compreendida como um conjunto de atuações cuja função é subsidiar, sugerir\r\n retomadas, indicar novos caminhos e novas metodologias. Faz-se necessário, que se compreenda a avaliação\r\n como um processo permanente, dinâmico e transformador. Entende-se que a avaliação escolar, na conjuntura\r\n atual, concebe uma prática pedagógica a serviço do êxito escolar, numa perspectiva transformadora e deve ter\r\n natureza contínua, cumulativa e global, tendo função diagnóstica, indicando avanços,\r\n dificuldades e possibilidades de docentes e discentes replanejarem no mesmo passo novas intervenções\r\n educativas, considerando sobre tudo o erro como importante passo para o processo de aprender. Diante desse\r\n contexto chama-se a atenção do professor, para que o mesmo esteja atento para não cometer o erro de confundir\r\n a avaliação com os instrumentos avaliativos, pois a avaliação precisa ser mediada, para que dessa forma possa\r\n proporcionar um novo saber ao educando. Buscando um conhecimento mais profundo do tema em destaque,\r\n recorreu-se a algumas obras que apresentam informações contundentes sobre a temática pesquisada, através das\r\n quais adquirimos entendimento, informações e comprovações sobre o assunto abordado, que foi de grande valia\r\n para se obter um bom aprendizado e com certeza para que haja o desenvolvimento de uma prática pedagógica\r\n mais condizente com as expectativas e realidades dos alunos, ofertando aos mesmos, uma aprendizagem\r\n significativo e de qualidade. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO., APRENDIZAGEM., MEDIAÇÃO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID7074_17092018171452.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLOR DE LIZ MARQUES CANTANHÊDE" "autor_nome_curto" => "FLOR DE LIZ MARQUES CANTANHEDE" "autor_email" => "lizcantanhede@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45572 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4064 "inscrito_id" => 7074 "titulo" => "A AVALIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM" "resumo" => """ O presente trabalho foi desenvolvido com a intenção que se reflita sobre a importância de se repensar a\r\n avaliação dentro do ambiente escolar, no que se refere ao processo ensino aprendizagem, visto que a avaliação é\r\n um momento privilegiado do ato de ensinar e aprender e deve estar presente em todas as etapas da\r\n aprendizagem. Deve ser compreendida como um conjunto de atuações cuja função é subsidiar, sugerir\r\n retomadas, indicar novos caminhos e novas metodologias. Faz-se necessário, que se compreenda a avaliação\r\n como um processo permanente, dinâmico e transformador. Entende-se que a avaliação escolar, na conjuntura\r\n atual, concebe uma prática pedagógica a serviço do êxito escolar, numa perspectiva transformadora e deve ter\r\n natureza contínua, cumulativa e global, tendo função diagnóstica, indicando avanços,\r\n dificuldades e possibilidades de docentes e discentes replanejarem no mesmo passo novas intervenções\r\n educativas, considerando sobre tudo o erro como importante passo para o processo de aprender. Diante desse\r\n contexto chama-se a atenção do professor, para que o mesmo esteja atento para não cometer o erro de confundir\r\n a avaliação com os instrumentos avaliativos, pois a avaliação precisa ser mediada, para que dessa forma possa\r\n proporcionar um novo saber ao educando. Buscando um conhecimento mais profundo do tema em destaque,\r\n recorreu-se a algumas obras que apresentam informações contundentes sobre a temática pesquisada, através das\r\n quais adquirimos entendimento, informações e comprovações sobre o assunto abordado, que foi de grande valia\r\n para se obter um bom aprendizado e com certeza para que haja o desenvolvimento de uma prática pedagógica\r\n mais condizente com as expectativas e realidades dos alunos, ofertando aos mesmos, uma aprendizagem\r\n significativo e de qualidade. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO., APRENDIZAGEM., MEDIAÇÃO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID7074_17092018171452.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLOR DE LIZ MARQUES CANTANHÊDE" "autor_nome_curto" => "FLOR DE LIZ MARQUES CANTANHEDE" "autor_email" => "lizcantanhede@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }