Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A AVALIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO., APRENDIZAGEM., MEDIAÇÃO. Comunicação Oral (CO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
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      um momento privilegiado do ato de ensinar e aprender e deve estar presente em todas as etapas da\r\n
      aprendizagem. Deve ser compreendida como um conjunto de atuações cuja função é subsidiar, sugerir\r\n
      retomadas, indicar novos caminhos e novas metodologias. Faz-se necessário, que se compreenda a avaliação\r\n
      como um processo permanente, dinâmico e transformador. Entende-se que a avaliação escolar, na conjuntura\r\n
      atual, concebe uma prática pedagógica a serviço do êxito escolar, numa perspectiva transformadora e deve ter\r\n
      natureza contínua, cumulativa e global, tendo função diagnóstica, indicando avanços,\r\n
      dificuldades e possibilidades de docentes e discentes replanejarem no mesmo passo novas intervenções\r\n
      educativas, considerando sobre tudo o erro como importante passo para o processo de aprender. Diante desse\r\n
      contexto chama-se a atenção do professor, para que o mesmo esteja atento para não cometer o erro de confundir\r\n
      a avaliação com os instrumentos avaliativos, pois a avaliação precisa ser mediada, para que dessa forma possa\r\n
      proporcionar um novo saber ao educando. Buscando um conhecimento mais profundo do tema em destaque,\r\n
      recorreu-se a algumas obras que apresentam informações contundentes sobre a temática pesquisada, através das\r\n
      quais adquirimos entendimento, informações e comprovações sobre o assunto abordado, que foi de grande valia\r\n
      para se obter um bom aprendizado e com certeza para que haja o desenvolvimento de uma prática pedagógica\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido com a intenção que se reflita sobre a importância de se repensar a avaliação dentro do ambiente escolar, no que se refere ao processo ensino aprendizagem, visto que a avaliação é um momento privilegiado do ato de ensinar e aprender e deve estar presente em todas as etapas da aprendizagem. Deve ser compreendida como um conjunto de atuações cuja função é subsidiar, sugerir retomadas, indicar novos caminhos e novas metodologias. Faz-se necessário, que se compreenda a avaliação como um processo permanente, dinâmico e transformador. Entende-se que a avaliação escolar, na conjuntura atual, concebe uma prática pedagógica a serviço do êxito escolar, numa perspectiva transformadora e deve ter natureza contínua, cumulativa e global, tendo função diagnóstica, indicando avanços, dificuldades e possibilidades de docentes e discentes replanejarem no mesmo passo novas intervenções educativas, considerando sobre tudo o erro como importante passo para o processo de aprender. Diante desse contexto chama-se a atenção do professor, para que o mesmo esteja atento para não cometer o erro de confundir a avaliação com os instrumentos avaliativos, pois a avaliação precisa ser mediada, para que dessa forma possa proporcionar um novo saber ao educando. Buscando um conhecimento mais profundo do tema em destaque, recorreu-se a algumas obras que apresentam informações contundentes sobre a temática pesquisada, através das quais adquirimos entendimento, informações e comprovações sobre o assunto abordado, que foi de grande valia para se obter um bom aprendizado e com certeza para que haja o desenvolvimento de uma prática pedagógica mais condizente com as expectativas e realidades dos alunos, ofertando aos mesmos, uma aprendizagem significativo e de qualidade.

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