O presente estudo tem por objetivo principal analisar as interações mediadas pela afetividade na prática docente que encaminham uma aprendizagem significativa nas turmas de 6º ao 9º da Escola Estadual Marechal Eurico Gaspar Dutra na cidade de Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco - Brasil. Todavia, para tratar das práticas afetivas para enriquecimento das relações entre professor e aluno, nos embasamos nas teorias de Wallon, Vygotsky, Piaget e Freire e entre outros estudiosos que fazem referência ao tema dessa pesquisa. O problema que norteou esse estudo fundamentou-se em averiguar se a afetividade em sala de aula é capaz de fortalecer as relações entre professores e alunos e contribuir com a aprendizagem significativa na construção de seres humanos completos. Para assim analisar com precisão e consequentemente responder aos objetivos e ao problema investigativo, elencamos o enfoque qualitativo e análise descritiva. Os resultados obtidos por essa via de análise dos dados possibilitou estabelecer relações entre as práticas afetivas dos docentes e a aprendizagem significativa e apontar resultados concisos acerca da ressignificação das práticas docentes.