RESUMO: Este trabalho tem como proposta apresentar a leitura de contos que estabelecem um diálogo entre si. Pressupomos que desta maneira estaremos ressaltando o trabalho da literatura em sala de aula e estaremos incentivando não apenas a leitura como a interpretação e a comunicação oral dos alunos. Por essa razão, utilizamos alguns textos literários referentes à temática Viajando na leitura: o conto chapeuzinho vermelho e a representação dos personagens na reescritura do clássico. Dessa forma, fez sentido utilizarmos como abordagem metodológica as concepções teóricas de Bordoni e Aguiar (1993) que apresentam o Método Recepcional que é alicerçado em uma sequencia didática de cinco etapas: determinação do horizonte de expectativas, atendimento do horizonte, ruptura, questionamento e à ampliação do horizonte de expectativas. E como referencial teórico usamos as estratégias de leitura (SOLÉ, 2008), o livro Ensinar Literatura através de projetos didáticos e de termos caracterizadores (BARBOSA, 2014), a Base Nacional Comum Curricular (2016), entre outros. Nossa proposta diz respeito à leitura do clássico literário aliada a outros suportes materiais por meio de adaptação, um procedimento de reescritura que constitui um artefato de prática de leitura histórica, reconhecidamente desenvolvida na escola, para desenvolver essa prática de leitura que possibilita a aproximação entre os alunos e instrumentalização para a leitura. Através do clássico chapeuzinho vermelho, Chapeuzinhos coloridos (TOREDO, JOSÉ ROBERTO, 2010) e o filme Deu a louca em chapeuzinho vermelho (Hoodwinked, 2005) propondo desenvolver o projeto em 5 horas aulas direcionados aos alunos do 6°ano do Ensino Fundamental. Por fim, Ressaltamos os objetivos direcionados aos alunos para que consigam atingirem ao decorrer do projeto: Conhecer o conto clássico chapeuzinho vermelho com diferentes possibilidades de reescritura, Compreender que as narrativas podem ser expressadas de forma diferentes , relacionar os contos clássicos com suas reescrituras e desenvolver a criatividade e o senso crítico nas relações interpessoais. Propondo estimular o pensamento crítico reflexivo dos alunos, aguçar o imaginário, a criatividade e desenvolver o hábito da leitura por prazer.