Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS

Palavra-chaves: POESIA INFANTIL, SÉRGIO CAPPARELLI, FORMAÇÃO DE LEITOR LITERÁRIO Comunicação Oral (CO) GT 01: Poesia Infantil, Juvenil e Ensino
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45463
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 52
    "inscrito_id" => 48
    "titulo" => "UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS"
    "resumo" => "A reflexão sobre o trabalho docente no ensino de literatura tem sido pauta em artigos, diálogos em salas de aula de universidades, enfim, cada ação consiste na busca de estratégias de ensino que aproximem o leitor do texto e possibilitem a compreensão da literatura por parte dos educandos. É fundamental propiciar o contato com a leitura literária desde os primeiros anos escolares, visto que esta estimulará uma vivência mais rica entre leitor e texto, despertando sua sensibilidade, senso de observação, sua imaginação e ainda, constituindo-os como sujeito social e crítico. Nesta comunicação apresentaremos uma proposta de abordagem metodológica direcionada ao ensino de literatura infanto-juvenil, atentando para os saberes docentes elencados por Tardif (2002) que nos possibilita a apreensão das competências e habilidades que o professor mobiliza diariamente na sala de aula. Nosso objetivo, portanto, é sugerir uma proposta metodológica que propicie o contato dos alunos com a poesia infantil de Sérgio Capparelli e que possibilite a aproximação do gênero a partir da musicalidade e da dança. Esse estudo é parte de uma pesquisa constitui-se uma pesquisa de natureza bibliográfica, com sugestão metodológica de leitura literária e “atividades” referentes à temática. Como referenciais teóricos recorremos as reflexões de Tardif (2002) sobre saberes docentes, Bordini (1986), Cademartori (2009), Held (1980) e Pinheiro (2007) para ressaltar o ensino de literatura. Ao concluirmos, confirmamos que a preocupação em utilizar os saberes de maneira a facilitar o processo de ensino-aprendizagem resultou em um tom mais lúdico e leve às atividades propostas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01: Poesia Infantil, Juvenil e Ensino"
    "palavra_chave" => "POESIA INFANTIL, SÉRGIO CAPPARELLI, FORMAÇÃO DE LEITOR LITERÁRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA1_ID48_08072018122334.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANE DA SILVA MESSIAS SANTOS "
    "autor_nome_curto" => "JULIANE"
    "autor_email" => "jumessiass12@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45463
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 52
    "inscrito_id" => 48
    "titulo" => "UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS"
    "resumo" => "A reflexão sobre o trabalho docente no ensino de literatura tem sido pauta em artigos, diálogos em salas de aula de universidades, enfim, cada ação consiste na busca de estratégias de ensino que aproximem o leitor do texto e possibilitem a compreensão da literatura por parte dos educandos. É fundamental propiciar o contato com a leitura literária desde os primeiros anos escolares, visto que esta estimulará uma vivência mais rica entre leitor e texto, despertando sua sensibilidade, senso de observação, sua imaginação e ainda, constituindo-os como sujeito social e crítico. Nesta comunicação apresentaremos uma proposta de abordagem metodológica direcionada ao ensino de literatura infanto-juvenil, atentando para os saberes docentes elencados por Tardif (2002) que nos possibilita a apreensão das competências e habilidades que o professor mobiliza diariamente na sala de aula. Nosso objetivo, portanto, é sugerir uma proposta metodológica que propicie o contato dos alunos com a poesia infantil de Sérgio Capparelli e que possibilite a aproximação do gênero a partir da musicalidade e da dança. Esse estudo é parte de uma pesquisa constitui-se uma pesquisa de natureza bibliográfica, com sugestão metodológica de leitura literária e “atividades” referentes à temática. Como referenciais teóricos recorremos as reflexões de Tardif (2002) sobre saberes docentes, Bordini (1986), Cademartori (2009), Held (1980) e Pinheiro (2007) para ressaltar o ensino de literatura. Ao concluirmos, confirmamos que a preocupação em utilizar os saberes de maneira a facilitar o processo de ensino-aprendizagem resultou em um tom mais lúdico e leve às atividades propostas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01: Poesia Infantil, Juvenil e Ensino"
    "palavra_chave" => "POESIA INFANTIL, SÉRGIO CAPPARELLI, FORMAÇÃO DE LEITOR LITERÁRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA1_ID48_08072018122334.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANE DA SILVA MESSIAS SANTOS "
    "autor_nome_curto" => "JULIANE"
    "autor_email" => "jumessiass12@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

A reflexão sobre o trabalho docente no ensino de literatura tem sido pauta em artigos, diálogos em salas de aula de universidades, enfim, cada ação consiste na busca de estratégias de ensino que aproximem o leitor do texto e possibilitem a compreensão da literatura por parte dos educandos. É fundamental propiciar o contato com a leitura literária desde os primeiros anos escolares, visto que esta estimulará uma vivência mais rica entre leitor e texto, despertando sua sensibilidade, senso de observação, sua imaginação e ainda, constituindo-os como sujeito social e crítico. Nesta comunicação apresentaremos uma proposta de abordagem metodológica direcionada ao ensino de literatura infanto-juvenil, atentando para os saberes docentes elencados por Tardif (2002) que nos possibilita a apreensão das competências e habilidades que o professor mobiliza diariamente na sala de aula. Nosso objetivo, portanto, é sugerir uma proposta metodológica que propicie o contato dos alunos com a poesia infantil de Sérgio Capparelli e que possibilite a aproximação do gênero a partir da musicalidade e da dança. Esse estudo é parte de uma pesquisa constitui-se uma pesquisa de natureza bibliográfica, com sugestão metodológica de leitura literária e “atividades” referentes à temática. Como referenciais teóricos recorremos as reflexões de Tardif (2002) sobre saberes docentes, Bordini (1986), Cademartori (2009), Held (1980) e Pinheiro (2007) para ressaltar o ensino de literatura. Ao concluirmos, confirmamos que a preocupação em utilizar os saberes de maneira a facilitar o processo de ensino-aprendizagem resultou em um tom mais lúdico e leve às atividades propostas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.