A reflexão sobre o trabalho docente no ensino de literatura tem sido pauta em artigos, diálogos em salas de aula de universidades, enfim, cada ação consiste na busca de estratégias de ensino que aproximem o leitor do texto e possibilitem a compreensão da literatura por parte dos educandos. É fundamental propiciar o contato com a leitura literária desde os primeiros anos escolares, visto que esta estimulará uma vivência mais rica entre leitor e texto, despertando sua sensibilidade, senso de observação, sua imaginação e ainda, constituindo-os como sujeito social e crítico. Nesta comunicação apresentaremos uma proposta de abordagem metodológica direcionada ao ensino de literatura infanto-juvenil, atentando para os saberes docentes elencados por Tardif (2002) que nos possibilita a apreensão das competências e habilidades que o professor mobiliza diariamente na sala de aula. Nosso objetivo, portanto, é sugerir uma proposta metodológica que propicie o contato dos alunos com a poesia infantil de Sérgio Capparelli e que possibilite a aproximação do gênero a partir da musicalidade e da dança. Esse estudo é parte de uma pesquisa constitui-se uma pesquisa de natureza bibliográfica, com sugestão metodológica de leitura literária e “atividades” referentes à temática. Como referenciais teóricos recorremos as reflexões de Tardif (2002) sobre saberes docentes, Bordini (1986), Cademartori (2009), Held (1980) e Pinheiro (2007) para ressaltar o ensino de literatura. Ao concluirmos, confirmamos que a preocupação em utilizar os saberes de maneira a facilitar o processo de ensino-aprendizagem resultou em um tom mais lúdico e leve às atividades propostas.