Levando em consideração que a poesia é um dos gêneros literários menos apreciados no fazer pedagógico do docente, a presente comunicação pretender pontuar uma discussão em torno da incursão do poema lírico em sala de aula, tendo como base uma sugestão metodológica para mediar a poesia de Cecília Meireles nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As estratégias de leitura, a princípio, são inspiradas no método recepcional de Aguiar e Bordini (1993), assim como nas propostas de Isabel Solé (1998) e de Cyntia G. G. S. Girotto & Renata J. de Souza (2010; 2017), em que há um aprofundamento significativo em três estratégias durante a mediação da lírica ceciliana em sala de aula: a inferência, a conexão e a visualização. Como aporte teórico, a Estética da Recepção contribui para um estudo acerca de duas perspectivas analíticas a respeito da figura do leitor e do viés textual da obra, tais como, o horizonte de expectativa e os vazios estéticos, os quais, conforme Iser (1979), favorecem a interação do leitor no texto literário, uma vez que o mesmo os preencha a partir do seu próprio repertório de leitura. Os resultados parciais corroboram na percepção de estudantes mais interessados em discutir o percurso de suas inferências, suas visualizações, suas sumarizações, suas conexões, bem como para um refinado gosto pelo texto poético.