RODRIGUES, Ana Paula Alves. Romeu e julieta: o amor na contemporaneidade. Anais VII ENLIJE... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/45443>. Acesso em: 12/11/2024 19:53
O presente trabalho apresenta uma proposta de projeto didático de leitura direcionado para turmas de 8º ano do ensino fundamental II que compreende um público entre a faixa etária de 12 a 14 anos, e pretende, fomentar a leitura não só no nível racional, mas sensorial e emocional também. Escolhemos como temática do projeto a reescritura de textos clássicos, textos que compõem o nosso universo literário e são enriquecedores para o crescimento intelectual, cultural e social. O projeto terá como objetivo principal apresentar a leitura do clássico Romeu e Julieta e trabalhar a temática do “Amor” desde a época do romance aos dias atuais, contemplando os gêneros textuais história em quadrinho e romance. Para compor o projeto escolhemos duas obras, Turma da Mônica em Romeu e Julieta, de Mauricio de Souza (2018) e a peça adaptada por Izabel de Lorenzo de Romeu e Julieta de William Shakespeare. Para a proposta, usamos o Método Recepcional (BORDINI e AGUIAR, 1993), que permite que a leitura chegue a esse aluno a partir de suas experiências para só então o novo ser apresentado. Para fundamentar este artigo e a elaboração do projeto o qual será objeto desta produção, utilizamos autores que abordam conceitos de leitura que abrange a proposta do projeto entre eles; Martins (2005), Koch (2008), Freire (1989) e Fiorin (2014). O projeto didático visa promover o acesso a leitura de obras clássicas e possibilitar a leitura para além da decodificação, com uma interação com os alunos leitores.