ROMEU E JULIETA: O AMOR NA CONTEMPORANEIDADE
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45443 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 170 "inscrito_id" => 355 "titulo" => "ROMEU E JULIETA: O AMOR NA CONTEMPORANEIDADE" "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma proposta de projeto didático de leitura direcionado para turmas de 8º ano do ensino fundamental II que compreende um público entre a faixa etária de 12 a 14 anos, e pretende, fomentar a leitura não só no nível racional, mas sensorial e emocional também. Escolhemos como temática do projeto a reescritura de textos clássicos, textos que compõem o nosso universo literário e são enriquecedores para o crescimento intelectual, cultural e social. O projeto terá como objetivo principal apresentar a leitura do clássico Romeu e Julieta e trabalhar a temática do “Amor” desde a época do romance aos dias atuais, contemplando os gêneros textuais história em quadrinho e romance. Para compor o projeto escolhemos duas obras, Turma da Mônica em Romeu e Julieta, de Mauricio de Souza (2018) e a peça adaptada por Izabel de Lorenzo de Romeu e Julieta de William Shakespeare. Para a proposta, usamos o Método Recepcional (BORDINI e AGUIAR, 1993), que permite que a leitura chegue a esse aluno a partir de suas experiências para só então o novo ser apresentado. Para fundamentar este artigo e a elaboração do projeto o qual será objeto desta produção, utilizamos autores que abordam conceitos de leitura que abrange a proposta do projeto entre eles; Martins (2005), Koch (2008), Freire (1989) e Fiorin (2014). O projeto didático visa promover o acesso a leitura de obras clássicas e possibilitar a leitura para além da decodificação, com uma interação com os alunos leitores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15: O Ensino de Literatura e o Estágio Supervisionado: construindo leitores" "palavra_chave" => "LEITURA, MÉTODO RECEPCIONAL, QUADRINHOS, ROMEU E JULIETA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD4_SA15_ID355_23072018205539.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA ALVES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA" "autor_email" => "anna2015educar@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45443 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 170 "inscrito_id" => 355 "titulo" => "ROMEU E JULIETA: O AMOR NA CONTEMPORANEIDADE" "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma proposta de projeto didático de leitura direcionado para turmas de 8º ano do ensino fundamental II que compreende um público entre a faixa etária de 12 a 14 anos, e pretende, fomentar a leitura não só no nível racional, mas sensorial e emocional também. Escolhemos como temática do projeto a reescritura de textos clássicos, textos que compõem o nosso universo literário e são enriquecedores para o crescimento intelectual, cultural e social. O projeto terá como objetivo principal apresentar a leitura do clássico Romeu e Julieta e trabalhar a temática do “Amor” desde a época do romance aos dias atuais, contemplando os gêneros textuais história em quadrinho e romance. Para compor o projeto escolhemos duas obras, Turma da Mônica em Romeu e Julieta, de Mauricio de Souza (2018) e a peça adaptada por Izabel de Lorenzo de Romeu e Julieta de William Shakespeare. Para a proposta, usamos o Método Recepcional (BORDINI e AGUIAR, 1993), que permite que a leitura chegue a esse aluno a partir de suas experiências para só então o novo ser apresentado. Para fundamentar este artigo e a elaboração do projeto o qual será objeto desta produção, utilizamos autores que abordam conceitos de leitura que abrange a proposta do projeto entre eles; Martins (2005), Koch (2008), Freire (1989) e Fiorin (2014). O projeto didático visa promover o acesso a leitura de obras clássicas e possibilitar a leitura para além da decodificação, com uma interação com os alunos leitores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15: O Ensino de Literatura e o Estágio Supervisionado: construindo leitores" "palavra_chave" => "LEITURA, MÉTODO RECEPCIONAL, QUADRINHOS, ROMEU E JULIETA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD4_SA15_ID355_23072018205539.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA ALVES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA" "autor_email" => "anna2015educar@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }