Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

A LÍRICA DA MEMÓRIA DE SÉRGIO DE CASTRO PINTO E A SUA RECEPÇÃO NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE LEITORES., LIRISMO., LITERATURA., MEMÓRIA., MEMÓRIA. Comunicação Oral (CO) GT 01: Poesia Infantil, Juvenil e Ensino
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

O surgimento da poesia de Sérgio de Castro Pinto atrela-se ao seu envolvimento no grupo de poetas paraibanos conhecido como “Sanhauá”, no qual paradigmas de cunho estético passaram a ser questionados, o que se evidenciou através de um projeto literário voltado para a valorização da poesia livre de formas fixas e que explora temas subjacente ao homem e o tempo através de uma lírica que valoriza a memória. Diante das influências da poesia produzida por João Cabral de Melo Neto, Sérgio de Castro Pinto foi considerado por críticos literários como o “poeta do antilirismo”. Todavia, após conhecermos mais a fundo a obra poética desse paraibano, constatamos que o lirismo castropintiano mostra-se através da memória, nos quais objetos, pessoas e lugares são retratados em imagens poéticas e diferentes metáforas. Em razão disso, objetivamos através do presente trabalho relatar uma experiência de leitura realizada em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do município de Massaranduba (PB). Trata-se de uma nova intervenção realizada após três anos em que escrevemos a dissertação de mestrado: “A recepção da poesia de Sérgio de Castro Pinto no Ensino Médio”. Através de oficinas de leitura em um contexto diferente do que produzimos a dissertação, apresentamos os resultados alcançados com o projeto: “Memórias da Paraíba na poesia de Sérgio de Castro Pinto”. Mediante pesquisa-ação e bibliográfica, almejamos compreender de que forma o tema da memória foi recepcionado pelos alunos através do contato com a coletânea de poemas denominada Folha Corrida (2017). Para tanto, fundamentamos nossas reflexões com base em: Almeida (2017), Barbosa Filho (1989), (2008), Bordini e Aguiar (1988), Brito (2018), Colomer (2007), Cosson (2006), Lima (1968), Pinheiro (2007), Pinto (2017) entre outros. Portanto, os resultados alcançados nos levaram a entender que os alunos se identificaram com os poemas porque as diferentes experiências rememoradas de alguma forma dialogaram com o horizonte de expectativas desses jovens leitores.

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