Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

UMA LEITURA DE CONTOS NO ENSINO MÉDIO: A CONDIÇÃO FEMININA EM CONCEIÇÃO EVARISTO & PAULINA CHIZIANE

Palavra-chaves: CONDIÇÃO FEMININA, CONCEIÇÃO EVARISTO, PAULINA CHIZIANE, LEI 10.639/03, LEI 10.639/03 Comunicação Oral (CO) GT 06: Literaturas Africanas e Afro-brasileira Infanto-juvenil: afirmação identitária negra
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Este trabalho reflete acerca da condição feminina na sala de aula, tendo como base das discussões os contos ‘’Natalina Soledad’’, de Conceição Evaristo, e ‘’As cicatrizes do amor’’, de Paulina Chiziane. Refletiremos, com base na Lei 10.639/03, sobre o trabalho com as produções africanas e afro-brasileiras na escola e como o professor pode conduzir um debate a partir das narrativas: quanto à estrutura, ambos os contos assemelham-se na forma como o(a) narrador(a) nos apresenta as histórias das personagens; no que tocante à condição feminina, Natalina e Maria, as protagonistas dos contos, apresentam condições semelhantes, visto que as duas quebram, a seu modo, as ‘’tradições’’ que, ainda hoje, refletem no comportamento feminino, mas que, de certa forma, as tornam próximas das situações que se esperam de uma mulher. Como recorte temático, a questão da maternidade, analisando-a como símbolo de rejeição e aceitação – em ‘’Natalina Soledad’’, a personagem-título, rejeitada pelo pai, sai em busca de se autonomear, desconstruindo as imposições demarcadas pela figura paterna e no conto de Chiziane, Maria, a protagonista, após ser expulsa de casa, passa a aceitar sua nova condição, agora, como mãe. Ambas as narrativas apresentam semelhanças e distinções, fazendo-nos refletir sobre a importância de se trabalhar com produções africanas (moçambicanas) e afro-brasileiras, especialmente de autoria feminina, visto o pouco espaço que essas produções têm na sala de aula. Para isso, recorremos ao Método Recepcional (BORDINI & AGUIAR – 1988), visando observar como os(as) alunos(as) recepcionam os contos.

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