Sabemos que o cinema é um recurso metodológico bastante utilizado na sala de aula, no entanto, este ainda pode ser visto como algo que apenas “preenche” alguns momentos das discussões teóricas apresentadas pelos professores. Considerando o contexto em que isto é realizado, de que forma a utilização destes filmes contribui para o aprendizado dos alunos? A partir deste questionamento apresentamos o objetivo deste trabalho que é analisar de que modo o filme é utilizado enquanto recurso metodológico nas aulas de literatura de língua inglesa no ensino superior. Em um âmbito mais específico, identificamos e analisamos o modo como o professor desenvolve uma sequência didática para trabalhar o texto literário utilizando a sua adaptação cinematográfica, e de que modo acontece a recepção e a compreensão do texto literário por parte dos alunos. Observamos uma sequência didática na qual foi trabalhada o romance “Mrs. Dalloway” de Virgínia Wolf logo, metodologicamente, dividimos esta pesquisa em: a) pesquisa bibliográfica (discussão teórica sobre o texto literário, a adaptação cinematográfica e a estética da recepção); b) pesquisa de campo (a aplicação de um questionário junto ao professor e aos alunos e as observações das aulas em que o texto literário foi trabalhado junto com a sua adaptação cinematográfica); c) análise do material coletado. Após a leitura das respostas apresentadas nos questionários e da observação e análise das informações coletadas durante as aulas, pudemos destacar alguns pontos importantes, dentre eles temos: a importância do trabalho que envolve a literatura e o cinema dentro de um contexto adequado e a forma variada como este pode ser desenvolvido considerando as aulas que foram observadas. Podemos concluir que há possibilidades de se trabalhar o texto literário junto à sua adaptação cinematográfica, considerando que ainda há uma necessidade de se trabalhar texto e filme de modo distinto. Talvez, relacionar estas duas linguagens seja uma possibilidade, contexto no qual o professor pode mostrar ao aluno de que forma estas duas linguagens são importantes e complementares para uma melhor compreensão da obra literária.