O TRABALHO COM A LITERATURA E O CINEMA NO ENSINO SUPERIOR: MÉTODO E RECEPÇÃO
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45422 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 300 "inscrito_id" => 377 "titulo" => "O TRABALHO COM A LITERATURA E O CINEMA NO ENSINO SUPERIOR: MÉTODO E RECEPÇÃO" "resumo" => "Sabemos que o cinema é um recurso metodológico bastante utilizado na sala de aula, no entanto, este ainda pode ser visto como algo que apenas “preenche” alguns momentos das discussões teóricas apresentadas pelos professores. Considerando o contexto em que isto é realizado, de que forma a utilização destes filmes contribui para o aprendizado dos alunos? A partir deste questionamento apresentamos o objetivo deste trabalho que é analisar de que modo o filme é utilizado enquanto recurso metodológico nas aulas de literatura de língua inglesa no ensino superior. Em um âmbito mais específico, identificamos e analisamos o modo como o professor desenvolve uma sequência didática para trabalhar o texto literário utilizando a sua adaptação cinematográfica, e de que modo acontece a recepção e a compreensão do texto literário por parte dos alunos. Observamos uma sequência didática na qual foi trabalhada o romance “Mrs. Dalloway” de Virgínia Wolf logo, metodologicamente, dividimos esta pesquisa em: a) pesquisa bibliográfica (discussão teórica sobre o texto literário, a adaptação cinematográfica e a estética da recepção); b) pesquisa de campo (a aplicação de um questionário junto ao professor e aos alunos e as observações das aulas em que o texto literário foi trabalhado junto com a sua adaptação cinematográfica); c) análise do material coletado. Após a leitura das respostas apresentadas nos questionários e da observação e análise das informações coletadas durante as aulas, pudemos destacar alguns pontos importantes, dentre eles temos: a importância do trabalho que envolve a literatura e o cinema dentro de um contexto adequado e a forma variada como este pode ser desenvolvido considerando as aulas que foram observadas. Podemos concluir que há possibilidades de se trabalhar o texto literário junto à sua adaptação cinematográfica, considerando que ainda há uma necessidade de se trabalhar texto e filme de modo distinto. Talvez, relacionar estas duas linguagens seja uma possibilidade, contexto no qual o professor pode mostrar ao aluno de que forma estas duas linguagens são importantes e complementares para uma melhor compreensão da obra literária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11: Tradução Intersemiótica e Narrativas Fílmicas: legendas e imagens contando histórias" "palavra_chave" => "LITERATURA, CINEMA, METODOLOGIA DE ENSINO, RECEPÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA11_ID377_06082018233731.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAGNÓLIA DE NEGREIROS CRUZ" "autor_nome_curto" => "MAGNÓLIA DE NEGREIROS" "autor_email" => "magnoliancruz@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45422 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 300 "inscrito_id" => 377 "titulo" => "O TRABALHO COM A LITERATURA E O CINEMA NO ENSINO SUPERIOR: MÉTODO E RECEPÇÃO" "resumo" => "Sabemos que o cinema é um recurso metodológico bastante utilizado na sala de aula, no entanto, este ainda pode ser visto como algo que apenas “preenche” alguns momentos das discussões teóricas apresentadas pelos professores. Considerando o contexto em que isto é realizado, de que forma a utilização destes filmes contribui para o aprendizado dos alunos? A partir deste questionamento apresentamos o objetivo deste trabalho que é analisar de que modo o filme é utilizado enquanto recurso metodológico nas aulas de literatura de língua inglesa no ensino superior. Em um âmbito mais específico, identificamos e analisamos o modo como o professor desenvolve uma sequência didática para trabalhar o texto literário utilizando a sua adaptação cinematográfica, e de que modo acontece a recepção e a compreensão do texto literário por parte dos alunos. Observamos uma sequência didática na qual foi trabalhada o romance “Mrs. Dalloway” de Virgínia Wolf logo, metodologicamente, dividimos esta pesquisa em: a) pesquisa bibliográfica (discussão teórica sobre o texto literário, a adaptação cinematográfica e a estética da recepção); b) pesquisa de campo (a aplicação de um questionário junto ao professor e aos alunos e as observações das aulas em que o texto literário foi trabalhado junto com a sua adaptação cinematográfica); c) análise do material coletado. Após a leitura das respostas apresentadas nos questionários e da observação e análise das informações coletadas durante as aulas, pudemos destacar alguns pontos importantes, dentre eles temos: a importância do trabalho que envolve a literatura e o cinema dentro de um contexto adequado e a forma variada como este pode ser desenvolvido considerando as aulas que foram observadas. Podemos concluir que há possibilidades de se trabalhar o texto literário junto à sua adaptação cinematográfica, considerando que ainda há uma necessidade de se trabalhar texto e filme de modo distinto. Talvez, relacionar estas duas linguagens seja uma possibilidade, contexto no qual o professor pode mostrar ao aluno de que forma estas duas linguagens são importantes e complementares para uma melhor compreensão da obra literária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11: Tradução Intersemiótica e Narrativas Fílmicas: legendas e imagens contando histórias" "palavra_chave" => "LITERATURA, CINEMA, METODOLOGIA DE ENSINO, RECEPÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA11_ID377_06082018233731.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAGNÓLIA DE NEGREIROS CRUZ" "autor_nome_curto" => "MAGNÓLIA DE NEGREIROS" "autor_email" => "magnoliancruz@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }