Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

A VIDA COISIFICADA NO ESPAÇO ROTINEIRO: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA DE “CIRCUITO FECHADO (1)”, DE RICARDO RAMOS

Palavra-chaves: CONTO, RICARDO RAMOS, ENSINO DE LITERATURA Comunicação Oral (CO) GT 14: O Conto e a Crônica na Sala de Aula: abordagens críticas e metodológicas
0 of 0
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45280 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 244 "inscrito_id" => 33 "titulo" => "A VIDA COISIFICADA NO ESPAÇO ROTINEIRO: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA DE “CIRCUITO FECHADO (1)”, DE RICARDO RAMOS" "resumo" => "Este trabalho surge como resultado de uma experiência em sala de aula realizada em nossa pesquisa de mestrado em Literatura e Ensino, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A proposta foi realizada com alunos de 1º ano do ensino médio de uma Escola Estadual, no município de Campina Grande. Trabalhamos três contos de Ricardo Ramos (“Circuito Fechado (1)”; “Circuito Fechado (5)” e “Asa Branca”) nos quais o espaço assume diferentes funções além daquela de compor o ambiente da trama, ora se fundindo com os personagens num processo de “homologia” (Borges, 2007), ora influenciando as personagens e sofrendo as suas ações. Nesta comunicação, fazemos um recorte desta experiência e refletiremos sobre a recepção dos alunos ao conto “Circuito Fechado (1)”, tendo como categoria de análise o espaço narrativo e todas as possíveis simbologias ou representações que possa trazer consigo. Refletiremos sobre este conto, portanto, através da recepção dos alunos e de suas leituras, buscando priorizar aqueles elementos que se colocaram como principais em sua apreciação ao texto. Metodologicamente lançamos mão de alguns pressupostos do método recepcional de Bordini e Aguiar (1988), bem como do conceito de leitura compartilhada (Colomer, 2007). Para fundamentar as reflexões dessa experiência nos utilizamos de autores como: Jauss (1979); Iser (1999); Barbieri (2009); Colomer (2007); Dimas (1987); Lins (1976), Bordini e Aguiar (1988) e Pinheiro (2011). Os resultados apontam para uma vivência em que os colaborares se envolvem, dialogam com o texto e entre si, tornando-se sujeitos da leitura e não meramente aferidores de conceitos e de interpretações prontasEste trabalho surge como resultado de uma experiência em sala de aula realizada em nossa pesquisa de mestrado em Literatura e Ensino, na Universidade Federal de" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14: O Conto e a Crônica na Sala de Aula: abordagens críticas e metodológicas" "palavra_chave" => "CONTO, RICARDO RAMOS, ENSINO DE LITERATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA14_ID33_05082018104929.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINA MACEDO SANTOS MARTINS" "autor_nome_curto" => "MARINA MACEDO" "autor_email" => "marinamsm_@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45280 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 244 "inscrito_id" => 33 "titulo" => "A VIDA COISIFICADA NO ESPAÇO ROTINEIRO: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA DE “CIRCUITO FECHADO (1)”, DE RICARDO RAMOS" "resumo" => "Este trabalho surge como resultado de uma experiência em sala de aula realizada em nossa pesquisa de mestrado em Literatura e Ensino, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A proposta foi realizada com alunos de 1º ano do ensino médio de uma Escola Estadual, no município de Campina Grande. Trabalhamos três contos de Ricardo Ramos (“Circuito Fechado (1)”; “Circuito Fechado (5)” e “Asa Branca”) nos quais o espaço assume diferentes funções além daquela de compor o ambiente da trama, ora se fundindo com os personagens num processo de “homologia” (Borges, 2007), ora influenciando as personagens e sofrendo as suas ações. Nesta comunicação, fazemos um recorte desta experiência e refletiremos sobre a recepção dos alunos ao conto “Circuito Fechado (1)”, tendo como categoria de análise o espaço narrativo e todas as possíveis simbologias ou representações que possa trazer consigo. Refletiremos sobre este conto, portanto, através da recepção dos alunos e de suas leituras, buscando priorizar aqueles elementos que se colocaram como principais em sua apreciação ao texto. Metodologicamente lançamos mão de alguns pressupostos do método recepcional de Bordini e Aguiar (1988), bem como do conceito de leitura compartilhada (Colomer, 2007). Para fundamentar as reflexões dessa experiência nos utilizamos de autores como: Jauss (1979); Iser (1999); Barbieri (2009); Colomer (2007); Dimas (1987); Lins (1976), Bordini e Aguiar (1988) e Pinheiro (2011). Os resultados apontam para uma vivência em que os colaborares se envolvem, dialogam com o texto e entre si, tornando-se sujeitos da leitura e não meramente aferidores de conceitos e de interpretações prontasEste trabalho surge como resultado de uma experiência em sala de aula realizada em nossa pesquisa de mestrado em Literatura e Ensino, na Universidade Federal de" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14: O Conto e a Crônica na Sala de Aula: abordagens críticas e metodológicas" "palavra_chave" => "CONTO, RICARDO RAMOS, ENSINO DE LITERATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA14_ID33_05082018104929.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINA MACEDO SANTOS MARTINS" "autor_nome_curto" => "MARINA MACEDO" "autor_email" => "marinamsm_@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Este trabalho surge como resultado de uma experiência em sala de aula realizada em nossa pesquisa de mestrado em Literatura e Ensino, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A proposta foi realizada com alunos de 1º ano do ensino médio de uma Escola Estadual, no município de Campina Grande. Trabalhamos três contos de Ricardo Ramos (“Circuito Fechado (1)”; “Circuito Fechado (5)” e “Asa Branca”) nos quais o espaço assume diferentes funções além daquela de compor o ambiente da trama, ora se fundindo com os personagens num processo de “homologia” (Borges, 2007), ora influenciando as personagens e sofrendo as suas ações. Nesta comunicação, fazemos um recorte desta experiência e refletiremos sobre a recepção dos alunos ao conto “Circuito Fechado (1)”, tendo como categoria de análise o espaço narrativo e todas as possíveis simbologias ou representações que possa trazer consigo. Refletiremos sobre este conto, portanto, através da recepção dos alunos e de suas leituras, buscando priorizar aqueles elementos que se colocaram como principais em sua apreciação ao texto. Metodologicamente lançamos mão de alguns pressupostos do método recepcional de Bordini e Aguiar (1988), bem como do conceito de leitura compartilhada (Colomer, 2007). Para fundamentar as reflexões dessa experiência nos utilizamos de autores como: Jauss (1979); Iser (1999); Barbieri (2009); Colomer (2007); Dimas (1987); Lins (1976), Bordini e Aguiar (1988) e Pinheiro (2011). Os resultados apontam para uma vivência em que os colaborares se envolvem, dialogam com o texto e entre si, tornando-se sujeitos da leitura e não meramente aferidores de conceitos e de interpretações prontas

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.