Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

A VIDA COISIFICADA NO ESPAÇO ROTINEIRO: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA DE “CIRCUITO FECHADO (1)”, DE RICARDO RAMOS

Palavra-chaves: CONTO, RICARDO RAMOS, ENSINO DE LITERATURA Comunicação Oral (CO) GT 14: O Conto e a Crônica na Sala de Aula: abordagens críticas e metodológicas
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45280
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 244
    "inscrito_id" => 33
    "titulo" => "A VIDA COISIFICADA NO ESPAÇO ROTINEIRO: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA DE “CIRCUITO FECHADO (1)”, DE RICARDO RAMOS"
    "resumo" => "Este trabalho surge como resultado de uma experiência em sala de aula realizada em nossa pesquisa de mestrado em Literatura e Ensino, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A proposta foi realizada com alunos de 1º ano do ensino médio de uma Escola Estadual, no município de Campina Grande. Trabalhamos três contos de Ricardo Ramos (“Circuito Fechado (1)”; “Circuito Fechado (5)” e “Asa Branca”) nos quais o espaço assume diferentes funções além daquela de compor o ambiente da trama, ora se fundindo com os personagens num processo de “homologia” (Borges, 2007), ora influenciando as personagens e sofrendo as suas ações. Nesta comunicação, fazemos um recorte desta experiência e refletiremos sobre a recepção dos alunos ao conto “Circuito Fechado (1)”, tendo como categoria de análise o espaço narrativo e todas as possíveis simbologias ou representações que possa trazer consigo. Refletiremos sobre este conto, portanto, através da recepção dos alunos e de suas leituras, buscando priorizar aqueles elementos que se colocaram como principais em sua apreciação ao texto. Metodologicamente lançamos mão de alguns pressupostos do método recepcional de Bordini e Aguiar (1988), bem como do conceito de leitura compartilhada (Colomer, 2007). Para fundamentar as reflexões dessa experiência nos utilizamos de autores como: Jauss (1979); Iser (1999); Barbieri (2009); Colomer (2007); Dimas (1987); Lins (1976), Bordini e Aguiar (1988) e Pinheiro (2011). Os resultados apontam para uma vivência em que os colaborares se envolvem, dialogam com o texto e entre si, tornando-se sujeitos da leitura e não meramente aferidores de conceitos e de interpretações prontas"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14: O Conto e a Crônica na Sala de Aula: abordagens críticas e metodológicas"
    "palavra_chave" => "CONTO, RICARDO RAMOS, ENSINO DE LITERATURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA14_ID33_05082018104929.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARINA MACEDO SANTOS MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "MARINA MACEDO"
    "autor_email" => "marinamsm_@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45280
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 244
    "inscrito_id" => 33
    "titulo" => "A VIDA COISIFICADA NO ESPAÇO ROTINEIRO: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA DE “CIRCUITO FECHADO (1)”, DE RICARDO RAMOS"
    "resumo" => "Este trabalho surge como resultado de uma experiência em sala de aula realizada em nossa pesquisa de mestrado em Literatura e Ensino, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A proposta foi realizada com alunos de 1º ano do ensino médio de uma Escola Estadual, no município de Campina Grande. Trabalhamos três contos de Ricardo Ramos (“Circuito Fechado (1)”; “Circuito Fechado (5)” e “Asa Branca”) nos quais o espaço assume diferentes funções além daquela de compor o ambiente da trama, ora se fundindo com os personagens num processo de “homologia” (Borges, 2007), ora influenciando as personagens e sofrendo as suas ações. Nesta comunicação, fazemos um recorte desta experiência e refletiremos sobre a recepção dos alunos ao conto “Circuito Fechado (1)”, tendo como categoria de análise o espaço narrativo e todas as possíveis simbologias ou representações que possa trazer consigo. Refletiremos sobre este conto, portanto, através da recepção dos alunos e de suas leituras, buscando priorizar aqueles elementos que se colocaram como principais em sua apreciação ao texto. Metodologicamente lançamos mão de alguns pressupostos do método recepcional de Bordini e Aguiar (1988), bem como do conceito de leitura compartilhada (Colomer, 2007). Para fundamentar as reflexões dessa experiência nos utilizamos de autores como: Jauss (1979); Iser (1999); Barbieri (2009); Colomer (2007); Dimas (1987); Lins (1976), Bordini e Aguiar (1988) e Pinheiro (2011). Os resultados apontam para uma vivência em que os colaborares se envolvem, dialogam com o texto e entre si, tornando-se sujeitos da leitura e não meramente aferidores de conceitos e de interpretações prontas"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14: O Conto e a Crônica na Sala de Aula: abordagens críticas e metodológicas"
    "palavra_chave" => "CONTO, RICARDO RAMOS, ENSINO DE LITERATURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA14_ID33_05082018104929.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARINA MACEDO SANTOS MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "MARINA MACEDO"
    "autor_email" => "marinamsm_@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Este trabalho surge como resultado de uma experiência em sala de aula realizada em nossa pesquisa de mestrado em Literatura e Ensino, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A proposta foi realizada com alunos de 1º ano do ensino médio de uma Escola Estadual, no município de Campina Grande. Trabalhamos três contos de Ricardo Ramos (“Circuito Fechado (1)”; “Circuito Fechado (5)” e “Asa Branca”) nos quais o espaço assume diferentes funções além daquela de compor o ambiente da trama, ora se fundindo com os personagens num processo de “homologia” (Borges, 2007), ora influenciando as personagens e sofrendo as suas ações. Nesta comunicação, fazemos um recorte desta experiência e refletiremos sobre a recepção dos alunos ao conto “Circuito Fechado (1)”, tendo como categoria de análise o espaço narrativo e todas as possíveis simbologias ou representações que possa trazer consigo. Refletiremos sobre este conto, portanto, através da recepção dos alunos e de suas leituras, buscando priorizar aqueles elementos que se colocaram como principais em sua apreciação ao texto. Metodologicamente lançamos mão de alguns pressupostos do método recepcional de Bordini e Aguiar (1988), bem como do conceito de leitura compartilhada (Colomer, 2007). Para fundamentar as reflexões dessa experiência nos utilizamos de autores como: Jauss (1979); Iser (1999); Barbieri (2009); Colomer (2007); Dimas (1987); Lins (1976), Bordini e Aguiar (1988) e Pinheiro (2011). Os resultados apontam para uma vivência em que os colaborares se envolvem, dialogam com o texto e entre si, tornando-se sujeitos da leitura e não meramente aferidores de conceitos e de interpretações prontas

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.