Muito se discute sobre a importância do contato com línguas estrangeiras desde cedo e, assim, muitos especialistas desse domínio vêm mostrando os benefícios de tal aprendizagem para o desenvolvimento da criança, para além de questões linguísticas. Nesse mesmo sentido, estudiosos apontam a literatura como um caminho muito especial para proporcionar um melhor desempenho do aprendiz contribuindo para o seu desenvolvimento de maneira integral. Discussões recentes, em âmbito nacional, revelam que a Intercompreensão de Línguas Românicas pode ser um viés eficaz para favorecer uma aprendizagem plurilíngue e pluricultural (ALAS-MARTINS, 2014). Nesse contexto, objetivamos, através deste trabalho, trazer reflexões acerca da importância da presença do texto literário em aula de língua estrangeira (LE) para crianças pelos caminhos da intercompreensão de línguas românicas (IC ou IRL). Especificamente, intentamos verificar, através de trabalhos já realizados na área, quais são os benefícios e os desafios tanto para aprendizes, quanto para professores, ao abordar o texto literário em aula de LE, utilizando-se a metodologia da IC. Acrescentamos ainda uma proposta de material didático com textos literários para serem trabalhados com crianças na faixa etária entre sete e dez anos, por esse mesmo viés. Assim, para alcançarmos nossos objetivos, realizamos uma pesquisa bibliográfica visitando autores e pesquisadores no âmbito da IC, tais como Capucho (2013), De Carlo (2009) e Alas-Martins (2014); além dessa perspectiva, apoiamo-nos em reflexões acerca do ensino de LE, desde a infância, pelos caminhos da literatura, baseando-nos nas reflexões de Poslaniec (2002), Vanthier (2009) e Gaonac’h (2006). Os resultados mostram que a presença do texto literário em aula de língua estrangeira para crianças, através da IC, pode ser um gatilho para despertá-las para o prazer da leitura literária, uma vez que muitas crianças só terão esse contato em ambiente escolar, com caráter obrigatório, sem descobrir a ludicidade e o encanto que a literatura pode propiciar; além de contribuir para sua formação integral enquanto cidadãos ativos, reflexivos, pensantes, críticos e compreensivos quanto às diferenças do outro.