RESUMO: Um dos maiores problemas no que tange à educação básica é o desinteresse dos alunos na leitura e a dificuldade de mantê-los motivados durante as aulas. O presente trabalho busca refletir sobre a experiência do Estágio em Literatura no Ensino Fundamental desenvolvida uma escola pública localizada na cidade de Mogeiro – PB. O estágio deve ser o momento em que os professores em formação possam perceber as reais necessidades da escola, bem como refletir sobre a sua prática. Já nesse processo de experiência, é necessário que o aluno-estagiário busque alternativas pedagógicas que visem garantir práticas leitoras mais prazerosas e atraentes no âmbito escolar. Dessa forma, esse trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde tomamos como ferramenta para nossas aulas o gênero fábula. Respaldamo-nos teoricamente em Cosson (2014), Souza; Feba (2011) sobre Letramento Literário, Souza (2004) no que tange às fábulas. Sobre processo de ensino-aprendizagem, utilizamos Antunes (2006) e, metodologicamente, acerca da leitura dramatizada, Nizael; Josgrilberg (2015). Visamos, com esta experiência, propiciar não só a apropriação do gênero, mas também proporcionar aulas de literatura onde a fruição estética alia-se ao aprendizado. Os resultados apontam que a utilização de técnicas de leitura auxilia nas aulas de literatura e transforma os alunos em participantes ativos no processo de ensino aprendizagem.