LITERATURA NAS AULAS DE E/LE: TRABALHANDO POEMAS NO ENSINO MÉDIO
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45383 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 109 "inscrito_id" => 148 "titulo" => "LITERATURA NAS AULAS DE E/LE: TRABALHANDO POEMAS NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A inclusão da literatura nas aulas de língua estrangeira é tão importante e enriquecedora quanto nas aulas de língua materna, pois sabemos que, ao entrar em contato com textos literários o aluno irá desenvolver muitas competências, inclusive, o seu letramento literário. Pensando nisso, resolvemos trabalhar com poemas nas aulas de língua espanhola no ensino médio em uma escola estadual de Campina Grande, com o intuito de fazer com que os estudantes desenvolvessem, além do letramento literário, a imaginação e a sensibilidade ao trabalhar com este gênero. Deste modo, foram selecionados três poemas para as aulas: “Don Quijote en verso”, escrito por María A. Domínguez Márquez, uma adaptação da famosa obra “El ingenioso hidalgo Don Quijote de la Mancha”, do escritor espanhol Miguel de Cervantes, e dois poemas do escritor uruguaio Mario Benedetti “Desaparecidos” e “¿Qué les queda a los jóvenes?”. Assim, este artigo tem como finalidade mostrar como foi essa experiência e quais foram os resultados obtidos. Inicialmente, refletiremos sobre o processo de ensino de literatura nas aulas de E/LE, assim como sua importância e, em seguida, comentaremos sobre o gênero que escolhemos para trabalhar na sala de aula. Por fim, apresentaremos como foi nossa experiência. Para realizar este trabalho nos apoiaremos nos seguintes teóricos e documentos oficiais: Andrade (2008), Araújo e Neto (2014), Ferrer (2009), OCEM (2006) e os PCN+ (2007)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15: O Ensino de Literatura e o Estágio Supervisionado: construindo leitores" "palavra_chave" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA, ENSINO DE LITERATURA, LETRAMENTO LITERÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA15_ID148_22072018173059.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ELYELMA DE FRANÇA SANTOS" "autor_nome_curto" => "ELYELMA" "autor_email" => "ellyelma.santos@hotmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45383 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 109 "inscrito_id" => 148 "titulo" => "LITERATURA NAS AULAS DE E/LE: TRABALHANDO POEMAS NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A inclusão da literatura nas aulas de língua estrangeira é tão importante e enriquecedora quanto nas aulas de língua materna, pois sabemos que, ao entrar em contato com textos literários o aluno irá desenvolver muitas competências, inclusive, o seu letramento literário. Pensando nisso, resolvemos trabalhar com poemas nas aulas de língua espanhola no ensino médio em uma escola estadual de Campina Grande, com o intuito de fazer com que os estudantes desenvolvessem, além do letramento literário, a imaginação e a sensibilidade ao trabalhar com este gênero. Deste modo, foram selecionados três poemas para as aulas: “Don Quijote en verso”, escrito por María A. Domínguez Márquez, uma adaptação da famosa obra “El ingenioso hidalgo Don Quijote de la Mancha”, do escritor espanhol Miguel de Cervantes, e dois poemas do escritor uruguaio Mario Benedetti “Desaparecidos” e “¿Qué les queda a los jóvenes?”. Assim, este artigo tem como finalidade mostrar como foi essa experiência e quais foram os resultados obtidos. Inicialmente, refletiremos sobre o processo de ensino de literatura nas aulas de E/LE, assim como sua importância e, em seguida, comentaremos sobre o gênero que escolhemos para trabalhar na sala de aula. Por fim, apresentaremos como foi nossa experiência. Para realizar este trabalho nos apoiaremos nos seguintes teóricos e documentos oficiais: Andrade (2008), Araújo e Neto (2014), Ferrer (2009), OCEM (2006) e os PCN+ (2007)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15: O Ensino de Literatura e o Estágio Supervisionado: construindo leitores" "palavra_chave" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA, ENSINO DE LITERATURA, LETRAMENTO LITERÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA15_ID148_22072018173059.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ELYELMA DE FRANÇA SANTOS" "autor_nome_curto" => "ELYELMA" "autor_email" => "ellyelma.santos@hotmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }