Nossa proposta didática apresenta novos olhares para as materialidades enunciativas, através da perspectiva dos gêneros. Em nossa especificidade, elegemos a poesia e a pintura, as quais permitem o entrelaçamento plurivocal. Quando são explorados em diálogo e através da remissão de outros discursos podem viabilizar um ensino de qualidade. Desse modo, discorremos sobre a interação entre a palavra/a imagem, o poema/o quadro, os alunos/ a compreensão responsiva nas fronteiras da construção do discurso estético. Nesse sentido, a natureza dialógica da linguagem constitui-se na base de gestos poéticos e picturais de leitura sob o formato de múltiplas vozes, em sala de aula. A metodologia adotada consiste em criar estratégias via diálogos pedagógicos pela alternância dos sujeitos em permanente diálogos filosófico-histórico-estético-científicos com seus outros. Essas movências de leitura são norteadas pelas reflexões teóricas formuladas por estudiosos vinculados aos estudos do Círculo de Bakhtin. Esse modelo de ensino instaura uma proposta de compreensão responsivo-ativa para suscitar a alternância dos diálogos pedagógicos dos sujeitos ativos no processo de interdiscursividade entre os sujeitos no exercício de apreciação, leitura e crítica dialógicas dos objetos estéticos: a poesia e a pintura. A nossa proposição é promover um modelo de análise que viabilize movimentos discursivos na formação de sujeitos críticos a fim de possibilitar a construção de múltiplos sentidos a partir dos materiais em análise.