Há que se reconhecer que as relações do leitor com o texto foram alteradas, exigindo da escola novas práticas pedagógicas que concebem o texto literário como objeto de conhecer de estímulo á fantasia e a imaginação e não mais como obrigação escolar. A leitura passa hoje por uma reconfiguração metodológica, em que o texto assume uma nova configuração. Dentro desse contexto, surgem novas formas de ensinar e aprender, embaladas por uma “contaminação amorosa”. Mas, para que essa contaminação aconteça, é preciso que o professor também seja um leitor, pois, segundo Antunes (2009,p. 201), não se nasce com o gosto pela leitura, a prática leitora precisa de incentivo. É nessa perspectiva que desenvolvemos o Projeto de Extensão Nas Asas da Leitura com alunos de 6º e 7º ano de uma escola pública na cidade de Campina Grande. Para iniciar as ações aplicamos um questionário a fim de conhecer a história de leitura dos alunos e a partir daí, propusemos atividades de intervenção com o texto literário que contribuíram para o desenvolvimento de práticas de leitura. Como embasamento teórico-metodológico para analisa dos dados, este trabalho se pauta, principalmente em autores que concebem a leitura como prática social e cultural, a exemplo de Chartier (2009); Certeau (1994),Maria (2016), entre outros. Ao definir esse perfil, acreditamos que será possível contribuir com o processo de construção do leitor a partir da leitura de textos literários.