Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS LEITORAS: DO PROJETO À SALA DE AULA

Palavra-chaves: ENSINO, EDUCAÇÃO BÁSICA, LEITOR LITERÁRIO Comunicação Oral (CO) GT 03: Narrativa para Crianças: ensino e pesquisa
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45227
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 277
    "inscrito_id" => 569
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS LEITORAS: DO PROJETO À SALA DE AULA"
    "resumo" => "Há que se reconhecer que as relações do leitor com o texto  foram alteradas, exigindo da escola novas práticas pedagógicas que concebem o texto literário como  objeto  de conhecer de estímulo á fantasia e a imaginação e não mais como obrigação escolar. A leitura passa hoje por uma reconfiguração metodológica, em que o texto assume uma nova configuração. Dentro desse contexto, surgem novas formas de ensinar e aprender, embaladas por uma “contaminação  amorosa”. Mas, para que essa contaminação aconteça, é preciso que o professor também seja um leitor, pois, segundo Antunes (2009,p. 201), não se nasce com o gosto pela leitura, a prática leitora precisa de incentivo.  É nessa perspectiva que  desenvolvemos  o Projeto   de Extensão Nas Asas da Leitura com  alunos de  6º e 7º ano de uma escola pública na cidade de Campina Grande. Para iniciar as ações aplicamos um questionário a fim de conhecer a história de leitura dos alunos  e a  partir daí, propusemos  atividades de intervenção com o texto literário que contribuíram para o desenvolvimento de práticas de leitura. Como embasamento teórico-metodológico para analisa dos dados, este trabalho se pauta, principalmente em autores que concebem a leitura como prática social e cultural, a exemplo de Chartier (2009); Certeau (1994),Maria (2016),  entre outros. Ao definir esse perfil, acreditamos que será possível contribuir com o processo de construção do leitor a partir da leitura de textos literários."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03: Narrativa para Crianças: ensino e pesquisa"
    "palavra_chave" => "ENSINO, EDUCAÇÃO BÁSICA, LEITOR LITERÁRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA3_ID569_06082018202833.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMASILE COELHO LISBOA DA COSTA SOUSA "
    "autor_nome_curto" => "AMASILE SOUSA"
    "autor_email" => "amasilesousa@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45227
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 277
    "inscrito_id" => 569
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS LEITORAS: DO PROJETO À SALA DE AULA"
    "resumo" => "Há que se reconhecer que as relações do leitor com o texto  foram alteradas, exigindo da escola novas práticas pedagógicas que concebem o texto literário como  objeto  de conhecer de estímulo á fantasia e a imaginação e não mais como obrigação escolar. A leitura passa hoje por uma reconfiguração metodológica, em que o texto assume uma nova configuração. Dentro desse contexto, surgem novas formas de ensinar e aprender, embaladas por uma “contaminação  amorosa”. Mas, para que essa contaminação aconteça, é preciso que o professor também seja um leitor, pois, segundo Antunes (2009,p. 201), não se nasce com o gosto pela leitura, a prática leitora precisa de incentivo.  É nessa perspectiva que  desenvolvemos  o Projeto   de Extensão Nas Asas da Leitura com  alunos de  6º e 7º ano de uma escola pública na cidade de Campina Grande. Para iniciar as ações aplicamos um questionário a fim de conhecer a história de leitura dos alunos  e a  partir daí, propusemos  atividades de intervenção com o texto literário que contribuíram para o desenvolvimento de práticas de leitura. Como embasamento teórico-metodológico para analisa dos dados, este trabalho se pauta, principalmente em autores que concebem a leitura como prática social e cultural, a exemplo de Chartier (2009); Certeau (1994),Maria (2016),  entre outros. Ao definir esse perfil, acreditamos que será possível contribuir com o processo de construção do leitor a partir da leitura de textos literários."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03: Narrativa para Crianças: ensino e pesquisa"
    "palavra_chave" => "ENSINO, EDUCAÇÃO BÁSICA, LEITOR LITERÁRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA3_ID569_06082018202833.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMASILE COELHO LISBOA DA COSTA SOUSA "
    "autor_nome_curto" => "AMASILE SOUSA"
    "autor_email" => "amasilesousa@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Há que se reconhecer que as relações do leitor com o texto foram alteradas, exigindo da escola novas práticas pedagógicas que concebem o texto literário como objeto de conhecer de estímulo á fantasia e a imaginação e não mais como obrigação escolar. A leitura passa hoje por uma reconfiguração metodológica, em que o texto assume uma nova configuração. Dentro desse contexto, surgem novas formas de ensinar e aprender, embaladas por uma “contaminação amorosa”. Mas, para que essa contaminação aconteça, é preciso que o professor também seja um leitor, pois, segundo Antunes (2009,p. 201), não se nasce com o gosto pela leitura, a prática leitora precisa de incentivo. É nessa perspectiva que desenvolvemos o Projeto de Extensão Nas Asas da Leitura com alunos de 6º e 7º ano de uma escola pública na cidade de Campina Grande. Para iniciar as ações aplicamos um questionário a fim de conhecer a história de leitura dos alunos e a partir daí, propusemos atividades de intervenção com o texto literário que contribuíram para o desenvolvimento de práticas de leitura. Como embasamento teórico-metodológico para analisa dos dados, este trabalho se pauta, principalmente em autores que concebem a leitura como prática social e cultural, a exemplo de Chartier (2009); Certeau (1994),Maria (2016), entre outros. Ao definir esse perfil, acreditamos que será possível contribuir com o processo de construção do leitor a partir da leitura de textos literários.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.