No presente trabalho, abordamos o letramento literário nos primeiros anos do Ensino Fundamental, no contexto de escolas públicas e privadas de Crateús, município localizado em região do semiárido cearense. Mais precisamente, objetivamos analisar o modo como os textos literários são apresentados nos livros didáticos, com vistas a obter respostas para as seguintes questões: Que obras, gêneros e autores são contemplados nestes livros? Como se dá a transferência do texto literário para outro suporte, não só quanto ao uso de imagens gráficas como também de adaptações? Que atividades são propostas nestes volumes para estudo do texto literário? No tocante à metodologia, valemo-nos de estudos bibliográfico e documental, com base em parâmetros apresentados por Soares (2011) para análise destes materiais didáticos, além de contribuições ensejadas por autores aqui especificados: Aragão (2017); Cosson (2014); Santos e Moraes (2013); Zilberman e Rösing (2009); Santos e Mendonça (2007). Ao final desta pesquisa, que se encontra em andamento, pretendemos chegar a conclusões referentes ao modo como o letramento literário se dá em cenários escolares diferentes, de caráter público e privado, tomando como critério o modo de abordar os textos literários em livros didáticos utilizados em um e outro contexto institucional.