A leitura de literatura pode despertar nos alunos sua imaginação, provocando a amplitude de novos horizontes e oportunizando que eles vejam um mundo diferente do seu, e principalmente, aceitá-lo, entre outras benesses. Assim, a leitura literária precisa estar presente nas salas de aula. Por essas razões, trabalhamos com alguns textos literários de autores latino-americanos durante o Estágio de Língua Espanhola - Ensino Fundamental, o qual foi realizado no âmbito daEducação de Jovens e Adultos (EJA). Devido ao restrito tempo das aulas, optamos por levar microcontos dos seguintes escritores: Jorge Luis Borges, Julio Cortázar e Augusto Monterroso. Neste trabalho, primeiro, nos dedicamos a discutir algumas questões teóricas sobre o estágio docente e o ensino de literatura. Depois, apresentaremos os microcontos selecionados e relataremos como elaboramos a nossa sequência didática. Por fim, descreveremos como se desenvolveu a nossa experiência com a prática. É importante destacar que as atividades foram pensadas para desenvolver o letramento literário dos estudantes. Para realizar esse estudo nos apoiamos, principalmente, nos seguintes autores Almeida e Pimenta (2014) e Cosson (2014), entre outros. Acreditamos que esse relato de experiência possa contribuir para a reflexão sobre os possíveis caminhos para o ensino da literatura hispânica nas aulas de ELE.