Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

ENSINO DE LITERATURA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS

Palavra-chaves: ENSINO DE LITERATURA, PONDERAÇÕES, METODOLOGIAS., PROPOSTAS Comunicação Oral (CO) GT 10: Literaturas em aulas de Línguas Materna e Estrangeiras: reflexões, perspectivas e propostas
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45339
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 113
    "inscrito_id" => 410
    "titulo" => "ENSINO DE LITERATURA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS"
    "resumo" => "Partindo do ponto de vista em que se percebe que as aulas referentes ao ensino de literatura, dentro da disciplina de português na educação básica, geralmente são trabalhadas de maneira insuficiente perante aquilo que o aluno necessita para exercer seu real papel no contexto escolar, esse trabalho tem como objetivo levantar ponderações sobre como esse ensino de literatura vem sendo feito, apresentando suas perspectivas e apontando novas propostas para que as aulas dessa disciplina se tornem válidas. A pesquisa de natureza bibliográfica, que se explica qualitativamente, se sustenta teóricos tais como: Lajolo (2000), Antunes (2003) Perrenoud (2000), entre outros que debruçam sobre estudos nessa área temática e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. A literatura é uma disciplina indispensável, se faz necessário rever algumas metodologias em que não agarram sua essência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10: Literaturas em aulas de Línguas Materna e Estrangeiras: reflexões, perspectivas e propostas"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, PONDERAÇÕES, METODOLOGIAS., PROPOSTAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA10_ID410_22072018201641.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ORLANDO DA SILVA NETO"
    "autor_nome_curto" => "ORLANDO NETO"
    "autor_email" => "orlandosilva47@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45339
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 113
    "inscrito_id" => 410
    "titulo" => "ENSINO DE LITERATURA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS"
    "resumo" => "Partindo do ponto de vista em que se percebe que as aulas referentes ao ensino de literatura, dentro da disciplina de português na educação básica, geralmente são trabalhadas de maneira insuficiente perante aquilo que o aluno necessita para exercer seu real papel no contexto escolar, esse trabalho tem como objetivo levantar ponderações sobre como esse ensino de literatura vem sendo feito, apresentando suas perspectivas e apontando novas propostas para que as aulas dessa disciplina se tornem válidas. A pesquisa de natureza bibliográfica, que se explica qualitativamente, se sustenta teóricos tais como: Lajolo (2000), Antunes (2003) Perrenoud (2000), entre outros que debruçam sobre estudos nessa área temática e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. A literatura é uma disciplina indispensável, se faz necessário rever algumas metodologias em que não agarram sua essência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10: Literaturas em aulas de Línguas Materna e Estrangeiras: reflexões, perspectivas e propostas"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, PONDERAÇÕES, METODOLOGIAS., PROPOSTAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA10_ID410_22072018201641.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ORLANDO DA SILVA NETO"
    "autor_nome_curto" => "ORLANDO NETO"
    "autor_email" => "orlandosilva47@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Partindo do ponto de vista em que se percebe que as aulas referentes ao ensino de literatura, dentro da disciplina de português na educação básica, geralmente são trabalhadas de maneira insuficiente perante aquilo que o aluno necessita para exercer seu real papel no contexto escolar, esse trabalho tem como objetivo levantar ponderações sobre como esse ensino de literatura vem sendo feito, apresentando suas perspectivas e apontando novas propostas para que as aulas dessa disciplina se tornem válidas. A pesquisa de natureza bibliográfica, que se explica qualitativamente, se sustenta teóricos tais como: Lajolo (2000), Antunes (2003) Perrenoud (2000), entre outros que debruçam sobre estudos nessa área temática e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. A literatura é uma disciplina indispensável, se faz necessário rever algumas metodologias em que não agarram sua essência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.