ALFABETIZAÇÃO E PROMOÇÃO DE LETRAMENTOS A PARTIR DE TIC’S: UMA ANÁLISE SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL DISPONIBILIZADA NO SOFTWARE LUZ DO SABER
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45287 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 128 "inscrito_id" => 460 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E PROMOÇÃO DE LETRAMENTOS A PARTIR DE TIC’S: UMA ANÁLISE SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL DISPONIBILIZADA NO SOFTWARE LUZ DO SABER" "resumo" => "Os processos de alfabetização e de letramento atual vêm passando por grandes mudanças provenientes do advento das tecnologias da informação e da comunicação (TICs). Elas impactam diretamente na cultura e modificam a forma de lidar com a informação, o conhecimento, a educação e o mercado de trabalho, que exigem do indivíduo cada vez mais habilidades tecnológicas, o que implica na necessidade de fomento do letramento digital. Partindo dessa perspectiva, a proposta deste trabalho - vinculado aos estudos do GPLEER Grupo de Pesquisa Literatura: Estudo, Ensino e (Re)leitura do mundo - é de refletir sobre os recursos literários, linguísticos e multimodais presentes no software Luz do Saber Infantil que contribuem para o processo de alfabetização das crianças, a partir da inserção de livros digitais de literatura infantil da coleção PAIC, Prosa e Poesia e da promoção do letramento digital. Adotamos como base teórica as contribuições de Soares (1998), Xavier (1999), Lévy (1999), Vygotsky (2003), Kenski (2007), Freire (1989; 2003), Ferreiro (2001), Aragão (2006), Cosson (2006, 2014) e Cassany (2014). Como conclusões, põe em discussão, dentre outros pontos, a importância do uso da tecnologia, a leitura dos livros digitalizados do PAIC, pois além de propiciar o contato com uma vasta quantidade de recursos linguísticos multimodais, promove vários tipos de letramentos, dentre eles o letramento literário e o letramento digital em contexto escolar que pode ser considerado um importante mecanismo de interação social para crianças, que ainda estão no processo de alfabetização, além de proporcionar o encantamento pela Literatura Infantil de qualidade e contextualizada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02: Literatura Infantil e Juvenil em tempos de web, sites, e-book, app books e afins" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTOS, LITERATURA INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA2_ID460_25072018135651.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMMYA SANTOS ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "SAMMYA ARAÚJO" "autor_email" => "sammyaletras@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45287 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 128 "inscrito_id" => 460 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E PROMOÇÃO DE LETRAMENTOS A PARTIR DE TIC’S: UMA ANÁLISE SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL DISPONIBILIZADA NO SOFTWARE LUZ DO SABER" "resumo" => "Os processos de alfabetização e de letramento atual vêm passando por grandes mudanças provenientes do advento das tecnologias da informação e da comunicação (TICs). Elas impactam diretamente na cultura e modificam a forma de lidar com a informação, o conhecimento, a educação e o mercado de trabalho, que exigem do indivíduo cada vez mais habilidades tecnológicas, o que implica na necessidade de fomento do letramento digital. Partindo dessa perspectiva, a proposta deste trabalho - vinculado aos estudos do GPLEER Grupo de Pesquisa Literatura: Estudo, Ensino e (Re)leitura do mundo - é de refletir sobre os recursos literários, linguísticos e multimodais presentes no software Luz do Saber Infantil que contribuem para o processo de alfabetização das crianças, a partir da inserção de livros digitais de literatura infantil da coleção PAIC, Prosa e Poesia e da promoção do letramento digital. Adotamos como base teórica as contribuições de Soares (1998), Xavier (1999), Lévy (1999), Vygotsky (2003), Kenski (2007), Freire (1989; 2003), Ferreiro (2001), Aragão (2006), Cosson (2006, 2014) e Cassany (2014). Como conclusões, põe em discussão, dentre outros pontos, a importância do uso da tecnologia, a leitura dos livros digitalizados do PAIC, pois além de propiciar o contato com uma vasta quantidade de recursos linguísticos multimodais, promove vários tipos de letramentos, dentre eles o letramento literário e o letramento digital em contexto escolar que pode ser considerado um importante mecanismo de interação social para crianças, que ainda estão no processo de alfabetização, além de proporcionar o encantamento pela Literatura Infantil de qualidade e contextualizada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02: Literatura Infantil e Juvenil em tempos de web, sites, e-book, app books e afins" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTOS, LITERATURA INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA2_ID460_25072018135651.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMMYA SANTOS ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "SAMMYA ARAÚJO" "autor_email" => "sammyaletras@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }