Os processos de alfabetização e de letramento atual vêm passando por grandes mudanças provenientes do advento das tecnologias da informação e da comunicação (TICs). Elas impactam diretamente na cultura e modificam a forma de lidar com a informação, o conhecimento, a educação e o mercado de trabalho, que exigem do indivíduo cada vez mais habilidades tecnológicas, o que implica na necessidade de fomento do letramento digital. Partindo dessa perspectiva, a proposta deste trabalho - vinculado aos estudos do GPLEER Grupo de Pesquisa Literatura: Estudo, Ensino e (Re)leitura do mundo - é de refletir sobre os recursos literários, linguísticos e multimodais presentes no software Luz do Saber Infantil que contribuem para o processo de alfabetização das crianças, a partir da inserção de livros digitais de literatura infantil da coleção PAIC, Prosa e Poesia e da promoção do letramento digital. Adotamos como base teórica as contribuições de Soares (1998), Xavier (1999), Lévy (1999), Vygotsky (2003), Kenski (2007), Freire (1989; 2003), Ferreiro (2001), Aragão (2006), Cosson (2006, 2014) e Cassany (2014). Como conclusões, põe em discussão, dentre outros pontos, a importância do uso da tecnologia, a leitura dos livros digitalizados do PAIC, pois além de propiciar o contato com uma vasta quantidade de recursos linguísticos multimodais, promove vários tipos de letramentos, dentre eles o letramento literário e o letramento digital em contexto escolar que pode ser considerado um importante mecanismo de interação social para crianças, que ainda estão no processo de alfabetização, além de proporcionar o encantamento pela Literatura Infantil de qualidade e contextualizada.