Neste trabalho, investigamos se e como os conceitos de letramento literário e letramento crítico vêm sendo relacionados aos estudos mais recentes sobre a formação de professores. Partimos da ideia de que as práticas de leitura literária estão diretamente relacionadas às formas de como a literatura é trabalhada em sala de aula e que, muitas vezes, desconsidera a função social da literatura. De natureza bibliográfica, o presente estudo buscará acessar conceitos de letramento literário e de letramento crítico a fim de saber de que forma as práticas de leitura literária, com o auxílio das teorias de letramento e da análise crítica, possibilitam a (re)construção do sentido textual pelo professor em formação. Logo, levamos em consideração o Letramento Literário como um processo e as práticas de leitura literária como estratégias metodológicas para o direcionamento, fortalecimento e ampliação da educação leitora literária (MENDOZA, 2004). Além disso, a inclusão de variados gêneros literários permite a reconstrução do texto por parte dos leitores e, consequentemente, amplia as possibilidades interpretativas no ensino/aprendizagem do aluno em formação. Para Souza e Cosson (2011) o letramento literário é bem mais do que uma habilidade pronta e acabada de ler textos, pois requer uma atualização permanente do leitor em relação ao universo literário. Consiste em uma experiência de dar sentido ao mundo por meio de palavras que falam de palavras, transcendendo os limites de tempo e espaço. Como base teórica, nos apoiaremos nos ensinamentos de Cosson (2011, 2014), Cassany (2006), Marinho (2010), Soares (2006, 2010), Kleiman (2008), Colomer (2007), Todorov (2010), Chartier (2008), Rouxel (2013), Aragão (2006), Moirand (1979), entre outros. Entendemos que a integração da teoria à prática na formação de professores é uma das formas mais eficazes de se conduzir o professor ao desenvolvimento da capacidade crítica e reflexiva. Diante disso, convém mencionarmos que o desenvolvimento do trabalho com textos literários ultrapassa as fronteiras do ensino da língua para além de uma simples primeira leitura e conduz o aluno para o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo.