O espaço da sala de aula, na contemporaneidade, não comporta mais metodologias voltadas para aulas expositivas ou de práticas de leitura para apreensão de fluência, conforme ocorria no passado. Hoje, a leitura de texto, principalmente, o literário, deve ser voltada para a ressignificação não apenas do texto, mas também do espaço da sala de aula, bem como do próprio leitor. Desse modo, discutimos como um roteiro pode ser abordado em sala de aula enquanto proposta metodológica em que a leitura, literatura e o teatro podem convergir e dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, em que o aluno-leitor passa a vivenciar o texto através da dramatização. Assim, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa-ação realizada numa escola da Rede Pública de Campina Grande - PB, localizada na periferia da cidade. O público envolvido foi uma turma formada por alunos do 7º, 8º e 9º ano, que se encontravam na escola, no contra turno, para participarem de um projeto de reforço escolar. A metodologia para a abordagem foi uma sequência didática pautada na leitura do roteiro da minissérie Hoje é dia de Maria, (2005), um texto dramático de Carlos Alberto Sofredini que foi adaptado para a televisão por Luís Alberto de Abreu e Luiz Fernando Carvalho, e, em seguida, teve essa versão impressa para circulação entre o público. A leitura do roteiro foi seguida pela discussão, exibição, adaptação para apresentação e, por último, a dramatização, de modo que os alunos puderam ler, discutir, assistir, adaptar e vivenciar o texto. Ao final, observamos como a dramatização em sala de aula pode ser uma oportunidade para experiências positivas e redescobertas de si, do outro e, essencialmente, que a literatura, ao estabelecer relações com outras mídias e outras artes, proporciona também uma relação de interação entre educador e educando.