O ÚLTIMO ROMANCE QUE EU LI FOI NO YOUTUBE: REPRESENTAÇÕES DA LITERATURA NA ESCOLA PÚBLICA SOTEROPOLITANA Ricardo Piera Chacón (UNEB)Verbena Maria Rocha Cordeiro (UNEB)Resumo: Este trabalho, sob a ótica da Teoria das Representações Sociais, filiada a Serge Moskovici, tem como objetivo analisar representações da leitura de literatura e da literatura, tomando como base entrevistas realizadas com estudantes da rede pública do ensino médio da cidade do Salvador. Leitura de literatura e literatura são abordadas a partir dos estudos de Terry Eagleton, Tzvetan Todorov, Michèle Petit e Antoine Compagnon. A Leitura é entendida do ponto de vista dos estudos da Sociologia da Leitura de Bernard Lahire, Christine Dètrez e Chantal Horellou-Lafarge. Leitura e literatura são estudadas, também, enquanto categorias sociais que circulam no grande âmbito dos bens culturais. O corpus da pesquisa se constitui de quatro adolescentes estudantes de uma escola pública da capital baiana. As entrevistas para a coleta de dados seguem o formato da Entrevista Narrativa apresentada por Martin Bauer. Os dados lançados pela pesquisa foram decompostos através de uma análise temática visando à construção de categorias de análise que permitissem uma reflexão acerca da da tradição das práticas de leitura de literatura no ensino médio brasileiro, em especial o nordestino, assim como dos novos protocolos de leitura emergidos com o advento das novas redes comunicacionais no mundo contemporâneo. Palavras-chave: Literatura; Leitura literária; Representações Sociais.