Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

LITERATURA NA ESCOLA: ANALISANDO O LIVRO DIDÁTICO

Palavra-chaves: LITERATURA, ESCOLA, LIVRO DIDÁTICO Pôster (PO) GT 15: O Ensino de Literatura e o Estágio Supervisionado: construindo leitores
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45382
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 279
    "inscrito_id" => 189
    "titulo" => "LITERATURA NA ESCOLA: ANALISANDO O LIVRO DIDÁTICO"
    "resumo" => ": A literatura, segundo Antônio Candido (1988), é indispensável para a constituição humana, sendo instrumento fundamental para o processo de “humanização”. Entretanto, ela se torna um tema bem controverso quando o assunto é sua presença na sala de aula. Ao mesmo tempo em que diversos estudiosos ressaltam a importância dessa prática, denunciam que esta não se dá de forma adequada. Sabe-se que o principal apoio docente brasileiro é o livro didático, assim, os procedimentos propostos por esse manual devem contribuir para um ensino profícuo desta arte. Com o intuito de analisar como dois livros propõem os exercícios nessa área, no presente trabalho, refletimos e comparamos as propostas com os pressupostos de teóricos da área, buscando observar as aproximações do discurso e da prática.  Os manuais selecionados foram Universos: língua portuguesa e Diálogos em gêneros, ambos do oitavo ano do ensino fundamental. O primeiro livro possui apenas um poema, seu trabalho é mais voltado para o texto teatral, ao qual são destinados dois capítulos, sendo apresentados dois fragmentos de peças. O segundo livro trabalha quatro contos, na íntegra, e dois poemas. De acordo com os teóricos analisados, além de fazer a literatura presente na sala, é necessário trabalhá-la de forma adequada, dando vez ao seu conteúdo e não apenas à forma e à gramática. Observamos que nos livros analisados o trabalho de análise linguística existe, entretanto sem se sobrepor à reflexão proposta pelo texto literário. Concluído os estudos, observamos que os manuais estudados propõem atividades relevantes no que tange à literatura, embora reservem pouco espaço a ela. A pesquisa teve por aporte teórico os estudos de Antonio Candido (1988), Zoara Failla (2016), Regina Zilberman (2009), Rildo Cosson (2014) e Irandé Antunes (2003)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 15: O Ensino de Literatura e o Estágio Supervisionado: construindo leitores"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, ESCOLA, LIVRO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD4_SA15_ID189_06082018211234.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ LEANDRO DA SILVA NETO"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ"
    "autor_email" => "netoleo896@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45382
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 279
    "inscrito_id" => 189
    "titulo" => "LITERATURA NA ESCOLA: ANALISANDO O LIVRO DIDÁTICO"
    "resumo" => ": A literatura, segundo Antônio Candido (1988), é indispensável para a constituição humana, sendo instrumento fundamental para o processo de “humanização”. Entretanto, ela se torna um tema bem controverso quando o assunto é sua presença na sala de aula. Ao mesmo tempo em que diversos estudiosos ressaltam a importância dessa prática, denunciam que esta não se dá de forma adequada. Sabe-se que o principal apoio docente brasileiro é o livro didático, assim, os procedimentos propostos por esse manual devem contribuir para um ensino profícuo desta arte. Com o intuito de analisar como dois livros propõem os exercícios nessa área, no presente trabalho, refletimos e comparamos as propostas com os pressupostos de teóricos da área, buscando observar as aproximações do discurso e da prática.  Os manuais selecionados foram Universos: língua portuguesa e Diálogos em gêneros, ambos do oitavo ano do ensino fundamental. O primeiro livro possui apenas um poema, seu trabalho é mais voltado para o texto teatral, ao qual são destinados dois capítulos, sendo apresentados dois fragmentos de peças. O segundo livro trabalha quatro contos, na íntegra, e dois poemas. De acordo com os teóricos analisados, além de fazer a literatura presente na sala, é necessário trabalhá-la de forma adequada, dando vez ao seu conteúdo e não apenas à forma e à gramática. Observamos que nos livros analisados o trabalho de análise linguística existe, entretanto sem se sobrepor à reflexão proposta pelo texto literário. Concluído os estudos, observamos que os manuais estudados propõem atividades relevantes no que tange à literatura, embora reservem pouco espaço a ela. A pesquisa teve por aporte teórico os estudos de Antonio Candido (1988), Zoara Failla (2016), Regina Zilberman (2009), Rildo Cosson (2014) e Irandé Antunes (2003)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 15: O Ensino de Literatura e o Estágio Supervisionado: construindo leitores"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, ESCOLA, LIVRO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD4_SA15_ID189_06082018211234.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ LEANDRO DA SILVA NETO"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ"
    "autor_email" => "netoleo896@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

: A literatura, segundo Antônio Candido (1988), é indispensável para a constituição humana, sendo instrumento fundamental para o processo de “humanização”. Entretanto, ela se torna um tema bem controverso quando o assunto é sua presença na sala de aula. Ao mesmo tempo em que diversos estudiosos ressaltam a importância dessa prática, denunciam que esta não se dá de forma adequada. Sabe-se que o principal apoio docente brasileiro é o livro didático, assim, os procedimentos propostos por esse manual devem contribuir para um ensino profícuo desta arte. Com o intuito de analisar como dois livros propõem os exercícios nessa área, no presente trabalho, refletimos e comparamos as propostas com os pressupostos de teóricos da área, buscando observar as aproximações do discurso e da prática. Os manuais selecionados foram Universos: língua portuguesa e Diálogos em gêneros, ambos do oitavo ano do ensino fundamental. O primeiro livro possui apenas um poema, seu trabalho é mais voltado para o texto teatral, ao qual são destinados dois capítulos, sendo apresentados dois fragmentos de peças. O segundo livro trabalha quatro contos, na íntegra, e dois poemas. De acordo com os teóricos analisados, além de fazer a literatura presente na sala, é necessário trabalhá-la de forma adequada, dando vez ao seu conteúdo e não apenas à forma e à gramática. Observamos que nos livros analisados o trabalho de análise linguística existe, entretanto sem se sobrepor à reflexão proposta pelo texto literário. Concluído os estudos, observamos que os manuais estudados propõem atividades relevantes no que tange à literatura, embora reservem pouco espaço a ela. A pesquisa teve por aporte teórico os estudos de Antonio Candido (1988), Zoara Failla (2016), Regina Zilberman (2009), Rildo Cosson (2014) e Irandé Antunes (2003).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.