Este trabalho tem por objetivo destacar a figura feminina na literatura de cordel e a utilização deste na sala de aula, como um instrumento motivador para promover o letramento literário, considerando que a literatura popular pode representar uma experiência instigadora e favorável às práticas de leitura em sala de aula, e auxiliar a promover a formação de leitores proficientes e capazes de compreender com criticidade o texto lido, principalmente quando esta prática está voltada para atividades que envolvam experiências com o cotidiano dos educandos em situações de interação. Para tanto, apresentamos uma proposta de pesquisa-ação com prática de letramento literário, relacionada ao ensino de leitura por meio do cordel Margarida Maria Alves, da autoria de Medeiros Braga (2011) a se desenvolver em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola da rede pública do município de Serraria-PB, enfatizando questões relacionadas à mulher trabalhadora no campo, à violência contra os trabalhadores do campo e à conscientização dos alunos sobre o tema. Através dos pressupostos teóricos de Rildo Cosson (2009), Kleiman (2016), Solé (1998), Koch e Elias (2006), Pinheiro e Marinho (2013) dentre outros, os dados coletados sugerem contribuir para a formação da competência leitora e promover a capacidade crítica dos alunos, através de uma aprendizagem de forma poética, estimulando a prática de leitura e a capacidade crítica do leitor.