Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

MARGARIDA MARIA ALVES NO CORDEL: LITERATURA E CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Palavra-chaves: MARGARIDA MARIA ALVES, CORDEL, LETRAMENTO LITERÁRIO, VIOLÊNCIA NO CAMPO Comunicação Oral (CO) GT 12: Literatura e estudos de Gênero: reflexões de (e para) a sala de aula
0 of 0
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45390 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 32 "inscrito_id" => 104 "titulo" => "MARGARIDA MARIA ALVES NO CORDEL: LITERATURA E CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo destacar a figura feminina na literatura de cordel e a utilização deste na sala de aula, como um instrumento motivador para promover o letramento literário, considerando que a literatura popular pode representar uma experiência instigadora e favorável às práticas de leitura em sala de aula, e auxiliar a promover a formação de leitores proficientes e capazes de compreender com criticidade o texto lido, principalmente quando esta prática está voltada para atividades que envolvam experiências com o cotidiano dos educandos em situações de interação. Para tanto, apresentamos uma proposta de pesquisa-ação com prática de letramento literário, relacionada ao ensino de leitura por meio do cordel Margarida Maria Alves, da autoria de Medeiros Braga (2011) a se desenvolver em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola da rede pública do município de Serraria-PB, enfatizando questões relacionadas à mulher trabalhadora no campo, à violência contra os trabalhadores do campo e à conscientização dos alunos sobre o tema. Através dos pressupostos teóricos de Rildo Cosson (2009), Kleiman (2016), Solé (1998), Koch e Elias (2006), Pinheiro e Marinho (2013) dentre outros, os dados coletados sugerem contribuir para a formação da competência leitora e promover a capacidade crítica dos alunos, através de uma aprendizagem de forma poética, estimulando a prática de leitura e a capacidade crítica do leitor.Este trabalho tem por objetivo destacar a figura feminina na literatura de cordel e a utilização deste na sala de aula, como um instrumento motivador para promo" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12: Literatura e estudos de Gênero: reflexões de (e para) a sala de aula" "palavra_chave" => "MARGARIDA MARIA ALVES, CORDEL, LETRAMENTO LITERÁRIO, VIOLÊNCIA NO CAMPO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA12_ID104_10062018223824.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA MARIA FERNANDES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "RENATA" "autor_email" => "renatamfoliver@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45390 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 32 "inscrito_id" => 104 "titulo" => "MARGARIDA MARIA ALVES NO CORDEL: LITERATURA E CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo destacar a figura feminina na literatura de cordel e a utilização deste na sala de aula, como um instrumento motivador para promover o letramento literário, considerando que a literatura popular pode representar uma experiência instigadora e favorável às práticas de leitura em sala de aula, e auxiliar a promover a formação de leitores proficientes e capazes de compreender com criticidade o texto lido, principalmente quando esta prática está voltada para atividades que envolvam experiências com o cotidiano dos educandos em situações de interação. Para tanto, apresentamos uma proposta de pesquisa-ação com prática de letramento literário, relacionada ao ensino de leitura por meio do cordel Margarida Maria Alves, da autoria de Medeiros Braga (2011) a se desenvolver em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola da rede pública do município de Serraria-PB, enfatizando questões relacionadas à mulher trabalhadora no campo, à violência contra os trabalhadores do campo e à conscientização dos alunos sobre o tema. Através dos pressupostos teóricos de Rildo Cosson (2009), Kleiman (2016), Solé (1998), Koch e Elias (2006), Pinheiro e Marinho (2013) dentre outros, os dados coletados sugerem contribuir para a formação da competência leitora e promover a capacidade crítica dos alunos, através de uma aprendizagem de forma poética, estimulando a prática de leitura e a capacidade crítica do leitor.Este trabalho tem por objetivo destacar a figura feminina na literatura de cordel e a utilização deste na sala de aula, como um instrumento motivador para promo" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12: Literatura e estudos de Gênero: reflexões de (e para) a sala de aula" "palavra_chave" => "MARGARIDA MARIA ALVES, CORDEL, LETRAMENTO LITERÁRIO, VIOLÊNCIA NO CAMPO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA12_ID104_10062018223824.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA MARIA FERNANDES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "RENATA" "autor_email" => "renatamfoliver@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Este trabalho tem por objetivo destacar a figura feminina na literatura de cordel e a utilização deste na sala de aula, como um instrumento motivador para promover o letramento literário, considerando que a literatura popular pode representar uma experiência instigadora e favorável às práticas de leitura em sala de aula, e auxiliar a promover a formação de leitores proficientes e capazes de compreender com criticidade o texto lido, principalmente quando esta prática está voltada para atividades que envolvam experiências com o cotidiano dos educandos em situações de interação. Para tanto, apresentamos uma proposta de pesquisa-ação com prática de letramento literário, relacionada ao ensino de leitura por meio do cordel Margarida Maria Alves, da autoria de Medeiros Braga (2011) a se desenvolver em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola da rede pública do município de Serraria-PB, enfatizando questões relacionadas à mulher trabalhadora no campo, à violência contra os trabalhadores do campo e à conscientização dos alunos sobre o tema. Através dos pressupostos teóricos de Rildo Cosson (2009), Kleiman (2016), Solé (1998), Koch e Elias (2006), Pinheiro e Marinho (2013) dentre outros, os dados coletados sugerem contribuir para a formação da competência leitora e promover a capacidade crítica dos alunos, através de uma aprendizagem de forma poética, estimulando a prática de leitura e a capacidade crítica do leitor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.