GêNEROS CONTO E CRôNICA EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA MEDIADORA NA FORMAçãO DE LEITORES
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45353 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 41 "inscrito_id" => 103 "titulo" => "GêNEROS CONTO E CRôNICA EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA MEDIADORA NA FORMAçãO DE LEITORES" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo uma proposta de encaminhamento didático com os gêneros conto e crônica na sala de aula, tento como suporte o conto “Tentação” e a crônica “você é um número” a partir da obra de Clarice Lispector, visando uma efetiva aprendizagem sobre as características da crônica e diferenciá-la do conto e o reconhecimento dos elementos básicos da estrutura narrativa presentes na crônica e no conto. As atividades foram implementadas em uma sala do nono ano do Ensino Fundamental II, em uma escola estadual da cidade de Fortaleza, no estado do Ceará. Focalizando o processo pedagógico de leitura com práticas textuais, e que, fundamenta-se na perspectiva de autores da área como: Antunes (2007), Dolz e Schneuwly (2004). O filosofo e pensador russo Mikhail Bakhtin (1895-1975) que constatava em seus pensamentos o dialogismo como parte essencial de uma interação entre textos e que toda enunciação, apesar de ocorrer em diferentes vozes, é refletida nas exposições feitas pelos alunos. Além dos conceitos da obra de Cosson (2006) que afirma que a escola tem o dever de trabalhar com o saber literário e divide o processo da leitura em três etapas básicas: antecipação, decifração e interpretação. O autor também sugere uma sequência básica que se compõe de motivação, introdução, leitura e interpretação. Realizada no decorrer do ano de 2018, a proposta didática, por conseguinte, propôs a realização de um diagnóstico inicial, feito em sala de aula, com o intuito de desvelar o nível de compreensão e interpretação dos alunos em relação aos gêneros conto e crônica, da esfera literária. Após a face inicial, os jovens educandos participantes do projeto, envolveram-se em atividades diversas, desde de leitura à análise dos textos: Tentação” e “você é um número”. Dessa forma, pretende-se, então, que o projeto contribua com a formação de leitores, críticos e competentes e que sejam capazes de ler e refletir sobre uma leitura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14: O Conto e a Crônica na Sala de Aula: abordagens críticas e metodológicas" "palavra_chave" => "CONTO., CRôNICA., FORMAçãO DE LEITORES." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA14_ID103_25062018125624.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA TEIXEIRA ALVES" "autor_nome_curto" => "ADRIANA" "autor_email" => "adrinalves@ig.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45353 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 41 "inscrito_id" => 103 "titulo" => "GêNEROS CONTO E CRôNICA EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA MEDIADORA NA FORMAçãO DE LEITORES" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo uma proposta de encaminhamento didático com os gêneros conto e crônica na sala de aula, tento como suporte o conto “Tentação” e a crônica “você é um número” a partir da obra de Clarice Lispector, visando uma efetiva aprendizagem sobre as características da crônica e diferenciá-la do conto e o reconhecimento dos elementos básicos da estrutura narrativa presentes na crônica e no conto. As atividades foram implementadas em uma sala do nono ano do Ensino Fundamental II, em uma escola estadual da cidade de Fortaleza, no estado do Ceará. Focalizando o processo pedagógico de leitura com práticas textuais, e que, fundamenta-se na perspectiva de autores da área como: Antunes (2007), Dolz e Schneuwly (2004). O filosofo e pensador russo Mikhail Bakhtin (1895-1975) que constatava em seus pensamentos o dialogismo como parte essencial de uma interação entre textos e que toda enunciação, apesar de ocorrer em diferentes vozes, é refletida nas exposições feitas pelos alunos. Além dos conceitos da obra de Cosson (2006) que afirma que a escola tem o dever de trabalhar com o saber literário e divide o processo da leitura em três etapas básicas: antecipação, decifração e interpretação. O autor também sugere uma sequência básica que se compõe de motivação, introdução, leitura e interpretação. Realizada no decorrer do ano de 2018, a proposta didática, por conseguinte, propôs a realização de um diagnóstico inicial, feito em sala de aula, com o intuito de desvelar o nível de compreensão e interpretação dos alunos em relação aos gêneros conto e crônica, da esfera literária. Após a face inicial, os jovens educandos participantes do projeto, envolveram-se em atividades diversas, desde de leitura à análise dos textos: Tentação” e “você é um número”. Dessa forma, pretende-se, então, que o projeto contribua com a formação de leitores, críticos e competentes e que sejam capazes de ler e refletir sobre uma leitura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14: O Conto e a Crônica na Sala de Aula: abordagens críticas e metodológicas" "palavra_chave" => "CONTO., CRôNICA., FORMAçãO DE LEITORES." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA14_ID103_25062018125624.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA TEIXEIRA ALVES" "autor_nome_curto" => "ADRIANA" "autor_email" => "adrinalves@ig.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }