Este trabalho tem por objetivo uma proposta de encaminhamento didático com os gêneros conto e crônica na sala de aula, tento como suporte o conto “Tentação” e a crônica “você é um número” a partir da obra de Clarice Lispector, visando uma efetiva aprendizagem sobre as características da crônica e diferenciá-la do conto e o reconhecimento dos elementos básicos da estrutura narrativa presentes na crônica e no conto. As atividades foram implementadas em uma sala do nono ano do Ensino Fundamental II, em uma escola estadual da cidade de Fortaleza, no estado do Ceará. Focalizando o processo pedagógico de leitura com práticas textuais, e que, fundamenta-se na perspectiva de autores da área como: Antunes (2007), Dolz e Schneuwly (2004). O filosofo e pensador russo Mikhail Bakhtin (1895-1975) que constatava em seus pensamentos o dialogismo como parte essencial de uma interação entre textos e que toda enunciação, apesar de ocorrer em diferentes vozes, é refletida nas exposições feitas pelos alunos. Além dos conceitos da obra de Cosson (2006) que afirma que a escola tem o dever de trabalhar com o saber literário e divide o processo da leitura em três etapas básicas: antecipação, decifração e interpretação. O autor também sugere uma sequência básica que se compõe de motivação, introdução, leitura e interpretação. Realizada no decorrer do ano de 2018, a proposta didática, por conseguinte, propôs a realização de um diagnóstico inicial, feito em sala de aula, com o intuito de desvelar o nível de compreensão e interpretação dos alunos em relação aos gêneros conto e crônica, da esfera literária. Após a face inicial, os jovens educandos participantes do projeto, envolveram-se em atividades diversas, desde de leitura à análise dos textos: Tentação” e “você é um número”. Dessa forma, pretende-se, então, que o projeto contribua com a formação de leitores, críticos e competentes e que sejam capazes de ler e refletir sobre uma leitura.