Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

GêNEROS CONTO E CRôNICA EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA MEDIADORA NA FORMAçãO DE LEITORES

Palavra-chaves: CONTO., CRôNICA., FORMAçãO DE LEITORES. Comunicação Oral (CO) GT 14: O Conto e a Crônica na Sala de Aula: abordagens críticas e metodológicas
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45353
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 41
    "inscrito_id" => 103
    "titulo" => "GêNEROS CONTO E CRôNICA EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA MEDIADORA NA FORMAçãO DE LEITORES"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo uma proposta de encaminhamento didático com os gêneros conto e crônica na sala de aula, tento como suporte o conto “Tentação” e a crônica “você é um número” a partir da obra de Clarice Lispector, visando uma efetiva aprendizagem sobre as características da crônica e diferenciá-la do conto e o reconhecimento dos elementos básicos da estrutura narrativa presentes na crônica e no conto. As atividades foram implementadas em uma sala do nono ano do Ensino Fundamental II, em uma escola estadual da cidade de Fortaleza, no estado do Ceará. Focalizando o processo pedagógico de leitura com práticas textuais, e que, fundamenta-se na perspectiva de autores da área como: Antunes (2007), Dolz e Schneuwly (2004). O filosofo e pensador russo Mikhail Bakhtin (1895-1975) que constatava em seus pensamentos o dialogismo como parte essencial de uma interação entre textos e que toda enunciação, apesar de ocorrer em diferentes vozes, é refletida nas exposições feitas pelos alunos. Além dos conceitos da obra de Cosson (2006) que afirma que a escola tem o dever de trabalhar com o saber literário e divide o processo da leitura em três etapas básicas: antecipação, decifração e interpretação. O autor também sugere uma sequência básica que se compõe de motivação, introdução, leitura e interpretação. Realizada no decorrer do ano de 2018, a proposta didática, por conseguinte, propôs a realização de um diagnóstico inicial, feito em sala de aula, com o intuito de desvelar o nível de compreensão e interpretação dos alunos em relação aos gêneros conto e crônica, da esfera literária. Após a face inicial, os jovens educandos participantes do projeto, envolveram-se em atividades diversas, desde de leitura à análise dos textos: Tentação” e “você é um número”. Dessa forma, pretende-se, então, que o projeto contribua com a formação de leitores, críticos e competentes e que sejam capazes de ler e refletir sobre uma leitura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14: O Conto e a Crônica na Sala de Aula: abordagens críticas e metodológicas"
    "palavra_chave" => "CONTO., CRôNICA., FORMAçãO DE LEITORES."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA14_ID103_25062018125624.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA TEIXEIRA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA"
    "autor_email" => "adrinalves@ig.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45353
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 41
    "inscrito_id" => 103
    "titulo" => "GêNEROS CONTO E CRôNICA EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA MEDIADORA NA FORMAçãO DE LEITORES"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo uma proposta de encaminhamento didático com os gêneros conto e crônica na sala de aula, tento como suporte o conto “Tentação” e a crônica “você é um número” a partir da obra de Clarice Lispector, visando uma efetiva aprendizagem sobre as características da crônica e diferenciá-la do conto e o reconhecimento dos elementos básicos da estrutura narrativa presentes na crônica e no conto. As atividades foram implementadas em uma sala do nono ano do Ensino Fundamental II, em uma escola estadual da cidade de Fortaleza, no estado do Ceará. Focalizando o processo pedagógico de leitura com práticas textuais, e que, fundamenta-se na perspectiva de autores da área como: Antunes (2007), Dolz e Schneuwly (2004). O filosofo e pensador russo Mikhail Bakhtin (1895-1975) que constatava em seus pensamentos o dialogismo como parte essencial de uma interação entre textos e que toda enunciação, apesar de ocorrer em diferentes vozes, é refletida nas exposições feitas pelos alunos. Além dos conceitos da obra de Cosson (2006) que afirma que a escola tem o dever de trabalhar com o saber literário e divide o processo da leitura em três etapas básicas: antecipação, decifração e interpretação. O autor também sugere uma sequência básica que se compõe de motivação, introdução, leitura e interpretação. Realizada no decorrer do ano de 2018, a proposta didática, por conseguinte, propôs a realização de um diagnóstico inicial, feito em sala de aula, com o intuito de desvelar o nível de compreensão e interpretação dos alunos em relação aos gêneros conto e crônica, da esfera literária. Após a face inicial, os jovens educandos participantes do projeto, envolveram-se em atividades diversas, desde de leitura à análise dos textos: Tentação” e “você é um número”. Dessa forma, pretende-se, então, que o projeto contribua com a formação de leitores, críticos e competentes e que sejam capazes de ler e refletir sobre uma leitura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14: O Conto e a Crônica na Sala de Aula: abordagens críticas e metodológicas"
    "palavra_chave" => "CONTO., CRôNICA., FORMAçãO DE LEITORES."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA14_ID103_25062018125624.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA TEIXEIRA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA"
    "autor_email" => "adrinalves@ig.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Este trabalho tem por objetivo uma proposta de encaminhamento didático com os gêneros conto e crônica na sala de aula, tento como suporte o conto “Tentação” e a crônica “você é um número” a partir da obra de Clarice Lispector, visando uma efetiva aprendizagem sobre as características da crônica e diferenciá-la do conto e o reconhecimento dos elementos básicos da estrutura narrativa presentes na crônica e no conto. As atividades foram implementadas em uma sala do nono ano do Ensino Fundamental II, em uma escola estadual da cidade de Fortaleza, no estado do Ceará. Focalizando o processo pedagógico de leitura com práticas textuais, e que, fundamenta-se na perspectiva de autores da área como: Antunes (2007), Dolz e Schneuwly (2004). O filosofo e pensador russo Mikhail Bakhtin (1895-1975) que constatava em seus pensamentos o dialogismo como parte essencial de uma interação entre textos e que toda enunciação, apesar de ocorrer em diferentes vozes, é refletida nas exposições feitas pelos alunos. Além dos conceitos da obra de Cosson (2006) que afirma que a escola tem o dever de trabalhar com o saber literário e divide o processo da leitura em três etapas básicas: antecipação, decifração e interpretação. O autor também sugere uma sequência básica que se compõe de motivação, introdução, leitura e interpretação. Realizada no decorrer do ano de 2018, a proposta didática, por conseguinte, propôs a realização de um diagnóstico inicial, feito em sala de aula, com o intuito de desvelar o nível de compreensão e interpretação dos alunos em relação aos gêneros conto e crônica, da esfera literária. Após a face inicial, os jovens educandos participantes do projeto, envolveram-se em atividades diversas, desde de leitura à análise dos textos: Tentação” e “você é um número”. Dessa forma, pretende-se, então, que o projeto contribua com a formação de leitores, críticos e competentes e que sejam capazes de ler e refletir sobre uma leitura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.