O presente trabalho propõe uma pesquisa comparatista a partir da análise das obras Histórias da Preta (1998) de Heloisa Pires Lima com ilustrações de Laurabeatriz e Histórias da Cazumbinha (2010) de Meire Cazumbá e Marie Ange Bordas com enfoque no protagonismo marcado pela construção identitária das personagens e de que forma a afirmação dessa identidade contribui para o empoderamento de meninas negras, averiguando o desencadeamento desse processo na Literatura infantojuvenil. Para isso, faz-se necessário analisar as concepções de infância e os discursos que rodeiam a Literatura infantojuvenil nos estudos contemporâneos, assim como a abordagem de questões etnicorraciais, tendo em vista a implementação da Lei 10.639/03 que regulamenta os estudos da história e da cultura afro-brasileira e africana nas escolas, pontos esses já observados por Lima em 1998 com Histórias da Preta, que antecede a lei. Na análise das obras, destaca-se as apresentações autorais bem como a representação imagética das personagens enquanto elemento de destaque dos textos, salientando as ilustrações como parte da produção equivalente ao texto narrativo e singular acerca do estilo e das técnicas de desenvolvimento. Fundamentam essa pesquisa nomes como Colin Heywood, Maria Anória de Jesus, Andréia Lisboa de Sousa e Marisa Lajolo. Com base na análise das obras, é possível salientar que as produções em estudo contribuem de modo significativo no processo de desconstrução das visões estereotipadas nos entornos sociais acerca da literatura infantojuvenil e dos preconceitos que ainda perduram dentro das discussões que englobam a etnia negra e o gênero feminino.