Esse artigo provém de uma pesquisa realizada com oitenta e quatro alunos de três turmas diferentes de 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Natal/RN e a respectiva professora de língua espanhola (LE) dessas turmas. O objetivo geral da pesquisa foi investigar, a partir do ensino comunicativo focado na competência leitora, se e em que medida o uso dos gêneros literários, em comparação com o uso de gêneros não-literários, contribui para o desenvolvimento de habilidades de compreensão leitora e a competência literária de alunos de LE do ensino médio. Apresentamos, neste trabalho, os resultados qualitativos da pesquisa, em que aparecem os olhares da professora e dos alunos sobre as contribuições das aulas de leitura literária para desenvolvimento na compreensão leitora e da competência literária deles. Os instrumentos que serviram de base para nossas reflexões foram: o questionário de sondagem da professora, os protocolos de observação de aula, as diário reflexivo da professora, bem como as respostas dos alunos e da professora ao questionário de avaliação. Como base teórica, tomamos como base os estudos de autores como Mendoza (2004, 2007), Aragão (2006), Pinheiro-Mariz (2007), Acquaroni (2007), Albaladejo (2007), Brait (2010), Silva (2011), dentre outros. Os resultados, dentre outros, nos mostraram que as crenças da professora, que apontavam para uma certa incredulidade sobre a possibilidade de dar certo o trabalho com o texto literário, além de crenças sobre rejeição dos alunos ou sobre o fato de ela não saber aplicar, foram desmistificadas pelo resultado real do trabalho realizado. Após as práticas, a maioria dos alunos participantes escolheu o romance (fragmentos) como o gênero de que eles mais gostaram e, além disso, afirmaram ter mais confiança e se sentirem capazes para compreender e interpretar textos em espanhol.