LETRAMENTO LITERÁRIO EM E/LE NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA EM AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA EM ESCOLA PÚBLICA
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45366 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 132 "inscrito_id" => 13 "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO EM E/LE NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA EM AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA EM ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "Esse artigo provém de uma pesquisa realizada com oitenta e quatro alunos de três turmas diferentes de 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Natal/RN e a respectiva professora de língua espanhola (LE) dessas turmas. O objetivo geral da pesquisa foi investigar, a partir do ensino comunicativo focado na competência leitora, se e em que medida o uso dos gêneros literários, em comparação com o uso de gêneros não-literários, contribui para o desenvolvimento de habilidades de compreensão leitora e a competência literária de alunos de LE do ensino médio. Apresentamos, neste trabalho, os resultados qualitativos da pesquisa, em que aparecem os olhares da professora e dos alunos sobre as contribuições das aulas de leitura literária para desenvolvimento na compreensão leitora e da competência literária deles. Os instrumentos que serviram de base para nossas reflexões foram: o questionário de sondagem da professora, os protocolos de observação de aula, as diário reflexivo da professora, bem como as respostas dos alunos e da professora ao questionário de avaliação. Como base teórica, tomamos como base os estudos de autores como Mendoza (2004, 2007), Aragão (2006), Pinheiro-Mariz (2007), Acquaroni (2007), Albaladejo (2007), Brait (2010), Silva (2011), dentre outros. Os resultados, dentre outros, nos mostraram que as crenças da professora, que apontavam para uma certa incredulidade sobre a possibilidade de dar certo o trabalho com o texto literário, além de crenças sobre rejeição dos alunos ou sobre o fato de ela não saber aplicar, foram desmistificadas pelo resultado real do trabalho realizado. Após as práticas, a maioria dos alunos participantes escolheu o romance (fragmentos) como o gênero de que eles mais gostaram e, além disso, afirmaram ter mais confiança e se sentirem capazes para compreender e interpretar textos em espanhol." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10: Literaturas em aulas de Línguas Materna e Estrangeiras: reflexões, perspectivas e propostas" "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERÁRIO, LÍNGUA ESPANHOLA, ENSINO MÉDIO, ESCOLA PÚBLICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA10_ID13_23072018142521.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIRLENE MOREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SILVA" "autor_email" => "girlene.moreira@gmail.com" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45366 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 132 "inscrito_id" => 13 "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO EM E/LE NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA EM AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA EM ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "Esse artigo provém de uma pesquisa realizada com oitenta e quatro alunos de três turmas diferentes de 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Natal/RN e a respectiva professora de língua espanhola (LE) dessas turmas. O objetivo geral da pesquisa foi investigar, a partir do ensino comunicativo focado na competência leitora, se e em que medida o uso dos gêneros literários, em comparação com o uso de gêneros não-literários, contribui para o desenvolvimento de habilidades de compreensão leitora e a competência literária de alunos de LE do ensino médio. Apresentamos, neste trabalho, os resultados qualitativos da pesquisa, em que aparecem os olhares da professora e dos alunos sobre as contribuições das aulas de leitura literária para desenvolvimento na compreensão leitora e da competência literária deles. Os instrumentos que serviram de base para nossas reflexões foram: o questionário de sondagem da professora, os protocolos de observação de aula, as diário reflexivo da professora, bem como as respostas dos alunos e da professora ao questionário de avaliação. Como base teórica, tomamos como base os estudos de autores como Mendoza (2004, 2007), Aragão (2006), Pinheiro-Mariz (2007), Acquaroni (2007), Albaladejo (2007), Brait (2010), Silva (2011), dentre outros. Os resultados, dentre outros, nos mostraram que as crenças da professora, que apontavam para uma certa incredulidade sobre a possibilidade de dar certo o trabalho com o texto literário, além de crenças sobre rejeição dos alunos ou sobre o fato de ela não saber aplicar, foram desmistificadas pelo resultado real do trabalho realizado. Após as práticas, a maioria dos alunos participantes escolheu o romance (fragmentos) como o gênero de que eles mais gostaram e, além disso, afirmaram ter mais confiança e se sentirem capazes para compreender e interpretar textos em espanhol." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10: Literaturas em aulas de Línguas Materna e Estrangeiras: reflexões, perspectivas e propostas" "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERÁRIO, LÍNGUA ESPANHOLA, ENSINO MÉDIO, ESCOLA PÚBLICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA10_ID13_23072018142521.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIRLENE MOREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SILVA" "autor_email" => "girlene.moreira@gmail.com" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }