O referente trabalho tem por objetivo analisar a representação dos aspectos presentes no cotidiano, em algumas crônicas de Luís Augusto Crispim, escritor paraibano, observando as construções imagéticas presentes na escrita do autor, como também a dimensão metalinguística que a reveste. Pretende-se propor estratégias metodológicas que estimule o aluno a compreender o gênero crônica a partir do exercício de leitura dos textos. Haja vista a marginalização do gênero no meio literário, por ser considerado menor devido a sua simplicidade, o trabalho com as crônicas em sala de aula é de suma importância para a aprendizagem do aluno por meio dos textos - desmistificando a concepção de gênero menor, e o contato com a literatura por meio da experiência do literário. Buscaram-se como suporte teórico para o desenvolvimento deste trabalho Cândido, 1992; Portella, 2002 e Pereira, 2014 no que se refere ao estudo da crônica como gênero literário, bem como Cosson, 2006 no tocante às estratégias para o ensino de literatura. Diante da análise do objeto de estudo a apreciação das eventualidades do dia-a-dia torna-se um fator recorrente na escrita de Luiz Crispim caracterizando o próprio gênero. No que diz respeito à proposta de ensino mediante os textos literários do autor as sugestões são propicias para induzir o aluno a recepção positiva com o gênero literário crônica.