ASA DE PÉ-QUEBRADO: INQUIETAÇÕES A RESPEITO DA POESIA EM SALA DE AULA
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45300 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 116 "inscrito_id" => 444 "titulo" => "ASA DE PÉ-QUEBRADO: INQUIETAÇÕES A RESPEITO DA POESIA EM SALA DE AULA" "resumo" => "Este ensaio tem como escopo apresentar uma proposta de leitura de poesia na sala de aula, considerando-se poesia na perspectiva da “educação estética” pensada por autores como Schiller(2002), observando-se o perigo da “escolarização” do texto poético em situação didática, ideia essa pensada conjuntamente com Todorov (2002). A poesia lida em sala de aula para a educação do “sensível”, num primeiro momento, aberto a todas a outras possibilidades e modalidades de metodologia de leitura do texto literário, o foco se basearia em suscitar e estimular os sentidos para a “matéria” do poético, se valendo da noção da “poiesis” dos antigos gregos. O despertar do estético da palavra poética para dispersar em outras direções plurais e diversas da leitura do poema. O risco está iminente no primeiro contato efetivo da potência da poesia. Não se tem interesse aqui em arbitrar o que exatamente deve ser feito ou não em aula, sob o risco de se cair em prescrição normativa, a intenção é de apresentar uma experiência pedagógica, o empírico do dia a dia da sala de aula lidando com esse material tão singular e especial que é a poesia. As considerações desse trabalho levam em conta a ideia de letramento literário (COSSON, 2006), a de leitura compartilhada, a noção de poesia de Novalis (1988), Schlegel (1984) e Paz (2012), e a conduta do professor de literatura no contexto de ensino médio em escola pública." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01: Poesia Infantil, Juvenil e Ensino" "palavra_chave" => "LEITURA, POESIA, SALA DE AULA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA1_ID444_22072018213421.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS ALBERTO DE NEGREIRO" "autor_nome_curto" => "CARLOS" "autor_email" => "cal_negreiro@yahoo.com.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45300 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 116 "inscrito_id" => 444 "titulo" => "ASA DE PÉ-QUEBRADO: INQUIETAÇÕES A RESPEITO DA POESIA EM SALA DE AULA" "resumo" => "Este ensaio tem como escopo apresentar uma proposta de leitura de poesia na sala de aula, considerando-se poesia na perspectiva da “educação estética” pensada por autores como Schiller(2002), observando-se o perigo da “escolarização” do texto poético em situação didática, ideia essa pensada conjuntamente com Todorov (2002). A poesia lida em sala de aula para a educação do “sensível”, num primeiro momento, aberto a todas a outras possibilidades e modalidades de metodologia de leitura do texto literário, o foco se basearia em suscitar e estimular os sentidos para a “matéria” do poético, se valendo da noção da “poiesis” dos antigos gregos. O despertar do estético da palavra poética para dispersar em outras direções plurais e diversas da leitura do poema. O risco está iminente no primeiro contato efetivo da potência da poesia. Não se tem interesse aqui em arbitrar o que exatamente deve ser feito ou não em aula, sob o risco de se cair em prescrição normativa, a intenção é de apresentar uma experiência pedagógica, o empírico do dia a dia da sala de aula lidando com esse material tão singular e especial que é a poesia. As considerações desse trabalho levam em conta a ideia de letramento literário (COSSON, 2006), a de leitura compartilhada, a noção de poesia de Novalis (1988), Schlegel (1984) e Paz (2012), e a conduta do professor de literatura no contexto de ensino médio em escola pública." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01: Poesia Infantil, Juvenil e Ensino" "palavra_chave" => "LEITURA, POESIA, SALA DE AULA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA1_ID444_22072018213421.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS ALBERTO DE NEGREIRO" "autor_nome_curto" => "CARLOS" "autor_email" => "cal_negreiro@yahoo.com.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }