Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

LEITURA DE IMAGEM: COMPLEMENTO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES DE PALAVRAS

Palavra-chaves: LIVRO DE IMAGENS, COMPLEMENTARIEDADE, FORMAÇÃO DO LEITOR Comunicação Oral (CO) GT 07: Literatura Infanto-juvenil e Ilustração
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45362
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 308
    "inscrito_id" => 542
    "titulo" => "LEITURA DE IMAGEM: COMPLEMENTO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES DE PALAVRAS"
    "resumo" => "Este trabalho aborda um dos pontos importantes que constituem os ritos iniciáticos da formação leitora – a relação entre a linguagem gráfica e a linguagem verbal contida nos livros.  Partimos do pressuposto de que o livro com imagens oferece ao leitor um convite ao exercício da imaginação como complemento, articulando uma boa compreensão da narrativa a partir de elementos favoráveis como: cores, formas, perspectivas e significados (FARIA, 2015).  Nesse contexto, a experiência com a leitura de imagens torna-se um caminho prazeroso para o desenvolvimento do gosto pela leitura de livros posteriormente, como aconteceu com os graduandos do curso de Pedagogia da Universidade Federal d o Rio Grande do Norte – UFRN na leitura do livro Ritinha Bonitinha de Sylvia Orthof, em uma das aulas de literatura em que estudávamos a relação entre leitura e imagem. De natureza qualitativa e descritiva, o artigo proporciona a partilha de algumas memórias dessas aulas para esclarecer o potencial das imagens como instrumentos do processo de ler. Como percurso teórico, fomos conduzidos pelos estudos de Amarilha (2012, 2013), Faria (2015), bem como os estudos desenvolvidos por Colomer (2007), Queiros (2014, 2016), Cerrillo (2002), Chambers (2008), dentre outros. Descobrimos ao longo dessa experiência rica em potencial cognitivo e formativo, que a leitura do livro com imagem merece mais valoração em sala de aula, assim como um debate mais esclarecedor para os professores formadores de outros leitores – pedagogos em formação inicial, para que o leitor em formação (seja criança, jovem ou adulto) encontre nas imagens um fio condutor que o leve até as palavras, exercitando a capacidade imagética que o conduz na construção de histórias e que o impulsiona a buscar de novas leituras. Nessa direção, identificamos que a formação do leitor ainda carece de estratégias metodológicas convidativas, em que o leitor se sinta parte do processo de formação, não tendo, portanto, uma condução autoritária e ou impositiva diante do livro. A experiência formativa no ensino superior veio suscitar uma preocupação em torno dos conhecimentos teóricos e metodológicos acerca da formação do pedagogo, sendo um formador de outros leitores no contexto escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07: Literatura Infanto-juvenil e Ilustração"
    "palavra_chave" => "LIVRO DE IMAGENS, COMPLEMENTARIEDADE, FORMAÇÃO DO LEITOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA7_ID542_13082018133019.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANUELA CARLA FEMININO DE QUEIROS"
    "autor_nome_curto" => "EMANUELA CARLA FEMININO DE QUE"
    "autor_email" => "manumedeiros2005@hotmail."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45362
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 308
    "inscrito_id" => 542
    "titulo" => "LEITURA DE IMAGEM: COMPLEMENTO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES DE PALAVRAS"
    "resumo" => "Este trabalho aborda um dos pontos importantes que constituem os ritos iniciáticos da formação leitora – a relação entre a linguagem gráfica e a linguagem verbal contida nos livros.  Partimos do pressuposto de que o livro com imagens oferece ao leitor um convite ao exercício da imaginação como complemento, articulando uma boa compreensão da narrativa a partir de elementos favoráveis como: cores, formas, perspectivas e significados (FARIA, 2015).  Nesse contexto, a experiência com a leitura de imagens torna-se um caminho prazeroso para o desenvolvimento do gosto pela leitura de livros posteriormente, como aconteceu com os graduandos do curso de Pedagogia da Universidade Federal d o Rio Grande do Norte – UFRN na leitura do livro Ritinha Bonitinha de Sylvia Orthof, em uma das aulas de literatura em que estudávamos a relação entre leitura e imagem. De natureza qualitativa e descritiva, o artigo proporciona a partilha de algumas memórias dessas aulas para esclarecer o potencial das imagens como instrumentos do processo de ler. Como percurso teórico, fomos conduzidos pelos estudos de Amarilha (2012, 2013), Faria (2015), bem como os estudos desenvolvidos por Colomer (2007), Queiros (2014, 2016), Cerrillo (2002), Chambers (2008), dentre outros. Descobrimos ao longo dessa experiência rica em potencial cognitivo e formativo, que a leitura do livro com imagem merece mais valoração em sala de aula, assim como um debate mais esclarecedor para os professores formadores de outros leitores – pedagogos em formação inicial, para que o leitor em formação (seja criança, jovem ou adulto) encontre nas imagens um fio condutor que o leve até as palavras, exercitando a capacidade imagética que o conduz na construção de histórias e que o impulsiona a buscar de novas leituras. Nessa direção, identificamos que a formação do leitor ainda carece de estratégias metodológicas convidativas, em que o leitor se sinta parte do processo de formação, não tendo, portanto, uma condução autoritária e ou impositiva diante do livro. A experiência formativa no ensino superior veio suscitar uma preocupação em torno dos conhecimentos teóricos e metodológicos acerca da formação do pedagogo, sendo um formador de outros leitores no contexto escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07: Literatura Infanto-juvenil e Ilustração"
    "palavra_chave" => "LIVRO DE IMAGENS, COMPLEMENTARIEDADE, FORMAÇÃO DO LEITOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA7_ID542_13082018133019.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANUELA CARLA FEMININO DE QUEIROS"
    "autor_nome_curto" => "EMANUELA CARLA FEMININO DE QUE"
    "autor_email" => "manumedeiros2005@hotmail."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Este trabalho aborda um dos pontos importantes que constituem os ritos iniciáticos da formação leitora – a relação entre a linguagem gráfica e a linguagem verbal contida nos livros. Partimos do pressuposto de que o livro com imagens oferece ao leitor um convite ao exercício da imaginação como complemento, articulando uma boa compreensão da narrativa a partir de elementos favoráveis como: cores, formas, perspectivas e significados (FARIA, 2015). Nesse contexto, a experiência com a leitura de imagens torna-se um caminho prazeroso para o desenvolvimento do gosto pela leitura de livros posteriormente, como aconteceu com os graduandos do curso de Pedagogia da Universidade Federal d o Rio Grande do Norte – UFRN na leitura do livro Ritinha Bonitinha de Sylvia Orthof, em uma das aulas de literatura em que estudávamos a relação entre leitura e imagem. De natureza qualitativa e descritiva, o artigo proporciona a partilha de algumas memórias dessas aulas para esclarecer o potencial das imagens como instrumentos do processo de ler. Como percurso teórico, fomos conduzidos pelos estudos de Amarilha (2012, 2013), Faria (2015), bem como os estudos desenvolvidos por Colomer (2007), Queiros (2014, 2016), Cerrillo (2002), Chambers (2008), dentre outros. Descobrimos ao longo dessa experiência rica em potencial cognitivo e formativo, que a leitura do livro com imagem merece mais valoração em sala de aula, assim como um debate mais esclarecedor para os professores formadores de outros leitores – pedagogos em formação inicial, para que o leitor em formação (seja criança, jovem ou adulto) encontre nas imagens um fio condutor que o leve até as palavras, exercitando a capacidade imagética que o conduz na construção de histórias e que o impulsiona a buscar de novas leituras. Nessa direção, identificamos que a formação do leitor ainda carece de estratégias metodológicas convidativas, em que o leitor se sinta parte do processo de formação, não tendo, portanto, uma condução autoritária e ou impositiva diante do livro. A experiência formativa no ensino superior veio suscitar uma preocupação em torno dos conhecimentos teóricos e metodológicos acerca da formação do pedagogo, sendo um formador de outros leitores no contexto escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.