A poesia de Augusto dos Anjos atravessou mais de um século mantendo-se viva entre o público leitor. Os aspectos singulares do Eu reeditado em Eu e outras poesias continuam a causar efeitos nos leitores, que se veem fascinados pelos termos chocantes, termos científicos e o caráter filosófico que essa poesia adquire. Ou ainda, pela estranheza sobre estética da dissonância presente na obra, em que o feio de uma realidade ignorada é exposto ao leitor adquirindo traços de belo. A partir da riqueza poética que essa poética apresenta, este trabalho procura apresentar e discutir a recepção do poema “Versos de amor”, por alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública de Campina Grande (PB) e constitui parte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós- Graduação em Linguagem e Ensino da UFCG, que investiga a recepção da poesia augustiana e sua contribuição na formação de leitores. A partir das reflexões da estética da recepção analisamos como “Versos de amor” foi recebido pelos alunos e apresentamos os caminhos metodológicos adotados na experiência. Apoiamos nas reflexões de Colomer (2007), Jauss (1994, 1979), Iser (1999), Aguiar e Bordini (1988), Pinheiro (2007), Rouxel (2014, 2013), Rosenfeld (1976) dentre outros autores, discutimos a recepção e refletimos sobre a abordagem da poesia na sala de aula. Os resultados apontaram que o poema do poeta paraibano foi recepcionado sob as perspectivas do estranhamento, humor e leitura subjetiva, em que percebemos a aproximação entre texto- leitor que pode favorecer na formação de leitores.