INÊS & NÓS – JOGO SÉRIO DE LEITURA PERFORMÁTICA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45359 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 312 "inscrito_id" => 509 "titulo" => "INÊS & NÓS – JOGO SÉRIO DE LEITURA PERFORMÁTICA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL" "resumo" => """ O eterno desafio do ensino-aprendizagem da literatura é encantar educadores e\r\n educandos pela leitura e torná-los agentes multiplicadores da experiência de ler percebida\r\n como um processo de transformação de pessoas e de criação de mundos utópicos e possíveis.\r\n Este trabalho explora o conceito de amor infinito de Pedro e Inês de Castro preconizado na\r\n produção literária inesiana, juntamente com uma plataforma tecnológica acessível à\r\n população por meio do celular, para criar um jogo sério de leitura performática e de produção\r\n de textos multimodais capaz de gerar 4 impactos: 1) formar leitores em larga escala, 2)\r\n divulgar a obra inesiana no Brasil e em Portugal, 3) facilitar a compreensão dos objetivos de\r\n leitura de textos e 4) promover o empreendedorismo social. O jogo Inês&Nós foi construído\r\n com o método LerAtos de design de jogos de leitura performática e empreendedorismo social\r\n e permite a expressão de autores, leitores e agentes sociais por meio da produção e de dizeres de\r\n textos nas mídias papel, desenho, áudio, fotos, texto digital, vídeo, obras de artesanato, bens doados,\r\n montagens de cenários com luz e projeções eletrônicas e cordel, espetáculos de leitura performática e\r\n campanhas de empreendedorismo social com educação tutorial para formar leitores ao ponto de\r\n transformá-los em agentes sociais doadores de bens tangíveis e intangíveis. Foi realizado um estudo\r\n de caso de aplicação do jogo em uma turma com 30 estudantes da Licenciatura em Educação\r\n do Campo, da UFCG, no município de Sumé-PB. Num experimento de 3 semanas de duração,\r\n o jogo gerou 30 obras multiplicadoras do gênero miniconto, formou 900 leitores\r\n representando 6% da população da cidade, transformou estes leitores em agentes socais e\r\n ativou um movimento popular local movido pelo amor infinito de Pedro e Inês para a doação\r\n de bens para institutos de cuidado de idosos. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05: Dramaturgia/Teatro para Crianças e Jovens" "palavra_chave" => "LITERATURA INESIANA, JOGOS SÉRIOS, LEITURA PERFORMÁTICA, DISPOSITIVOS MÓVEIS, DISPOSITIVOS MÓVEIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA5_ID509_21082018160822.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALÉRIA ANDRADE" "autor_nome_curto" => "VALÉRIA ANDRADE" "autor_email" => "val.andradepb@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45359 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 312 "inscrito_id" => 509 "titulo" => "INÊS & NÓS – JOGO SÉRIO DE LEITURA PERFORMÁTICA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL" "resumo" => """ O eterno desafio do ensino-aprendizagem da literatura é encantar educadores e\r\n educandos pela leitura e torná-los agentes multiplicadores da experiência de ler percebida\r\n como um processo de transformação de pessoas e de criação de mundos utópicos e possíveis.\r\n Este trabalho explora o conceito de amor infinito de Pedro e Inês de Castro preconizado na\r\n produção literária inesiana, juntamente com uma plataforma tecnológica acessível à\r\n população por meio do celular, para criar um jogo sério de leitura performática e de produção\r\n de textos multimodais capaz de gerar 4 impactos: 1) formar leitores em larga escala, 2)\r\n divulgar a obra inesiana no Brasil e em Portugal, 3) facilitar a compreensão dos objetivos de\r\n leitura de textos e 4) promover o empreendedorismo social. O jogo Inês&Nós foi construído\r\n com o método LerAtos de design de jogos de leitura performática e empreendedorismo social\r\n e permite a expressão de autores, leitores e agentes sociais por meio da produção e de dizeres de\r\n textos nas mídias papel, desenho, áudio, fotos, texto digital, vídeo, obras de artesanato, bens doados,\r\n montagens de cenários com luz e projeções eletrônicas e cordel, espetáculos de leitura performática e\r\n campanhas de empreendedorismo social com educação tutorial para formar leitores ao ponto de\r\n transformá-los em agentes sociais doadores de bens tangíveis e intangíveis. Foi realizado um estudo\r\n de caso de aplicação do jogo em uma turma com 30 estudantes da Licenciatura em Educação\r\n do Campo, da UFCG, no município de Sumé-PB. Num experimento de 3 semanas de duração,\r\n o jogo gerou 30 obras multiplicadoras do gênero miniconto, formou 900 leitores\r\n representando 6% da população da cidade, transformou estes leitores em agentes socais e\r\n ativou um movimento popular local movido pelo amor infinito de Pedro e Inês para a doação\r\n de bens para institutos de cuidado de idosos. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05: Dramaturgia/Teatro para Crianças e Jovens" "palavra_chave" => "LITERATURA INESIANA, JOGOS SÉRIOS, LEITURA PERFORMÁTICA, DISPOSITIVOS MÓVEIS, DISPOSITIVOS MÓVEIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA5_ID509_21082018160822.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALÉRIA ANDRADE" "autor_nome_curto" => "VALÉRIA ANDRADE" "autor_email" => "val.andradepb@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }