Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

INÊS & NÓS – JOGO SÉRIO DE LEITURA PERFORMÁTICA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Palavra-chaves: LITERATURA INESIANA, JOGOS SÉRIOS, LEITURA PERFORMÁTICA, DISPOSITIVOS MÓVEIS, DISPOSITIVOS MÓVEIS Comunicação Oral (CO) GT 05: Dramaturgia/Teatro para Crianças e Jovens
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      educandos pela leitura e torná-los agentes multiplicadores da experiência de ler percebida\r\n
      como um processo de transformação de pessoas e de criação de mundos utópicos e possíveis.\r\n
      Este trabalho explora o conceito de amor infinito de Pedro e Inês de Castro preconizado na\r\n
      produção literária inesiana, juntamente com uma plataforma tecnológica acessível à\r\n
      população por meio do celular, para criar um jogo sério de leitura performática e de produção\r\n
      de textos multimodais capaz de gerar 4 impactos: 1) formar leitores em larga escala, 2)\r\n
      divulgar a obra inesiana no Brasil e em Portugal, 3) facilitar a compreensão dos objetivos de\r\n
      leitura de textos e 4) promover o empreendedorismo social. O jogo Inês&Nós foi construído\r\n
      com o método LerAtos de design de jogos de leitura performática e empreendedorismo social\r\n
      e permite a expressão de autores, leitores e agentes sociais por meio da produção e de dizeres de\r\n
      textos nas mídias papel, desenho, áudio, fotos, texto digital, vídeo, obras de artesanato, bens doados,\r\n
      montagens de cenários com luz e projeções eletrônicas e cordel, espetáculos de leitura performática e\r\n
      campanhas de empreendedorismo social com educação tutorial para formar leitores ao ponto de\r\n
      transformá-los em agentes sociais doadores de bens tangíveis e intangíveis. Foi realizado um estudo\r\n
      de caso de aplicação do jogo em uma turma com 30 estudantes da Licenciatura em Educação\r\n
      do Campo, da UFCG, no município de Sumé-PB. Num experimento de 3 semanas de duração,\r\n
      o jogo gerou 30 obras multiplicadoras do gênero miniconto, formou 900 leitores\r\n
      representando 6% da população da cidade, transformou estes leitores em agentes socais e\r\n
      ativou um movimento popular local movido pelo amor infinito de Pedro e Inês para a doação\r\n
      de bens para institutos de cuidado de idosos.
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      do Campo, da UFCG, no município de Sumé-PB. Num experimento de 3 semanas de duração,\r\n
      o jogo gerou 30 obras multiplicadoras do gênero miniconto, formou 900 leitores\r\n
      representando 6% da população da cidade, transformou estes leitores em agentes socais e\r\n
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

O eterno desafio do ensino-aprendizagem da literatura é encantar educadores e educandos pela leitura e torná-los agentes multiplicadores da experiência de ler percebida como um processo de transformação de pessoas e de criação de mundos utópicos e possíveis. Este trabalho explora o conceito de amor infinito de Pedro e Inês de Castro preconizado na produção literária inesiana, juntamente com uma plataforma tecnológica acessível à população por meio do celular, para criar um jogo sério de leitura performática e de produção de textos multimodais capaz de gerar 4 impactos: 1) formar leitores em larga escala, 2) divulgar a obra inesiana no Brasil e em Portugal, 3) facilitar a compreensão dos objetivos de leitura de textos e 4) promover o empreendedorismo social. O jogo Inês&Nós foi construído com o método LerAtos de design de jogos de leitura performática e empreendedorismo social e permite a expressão de autores, leitores e agentes sociais por meio da produção e de dizeres de textos nas mídias papel, desenho, áudio, fotos, texto digital, vídeo, obras de artesanato, bens doados, montagens de cenários com luz e projeções eletrônicas e cordel, espetáculos de leitura performática e campanhas de empreendedorismo social com educação tutorial para formar leitores ao ponto de transformá-los em agentes sociais doadores de bens tangíveis e intangíveis. Foi realizado um estudo de caso de aplicação do jogo em uma turma com 30 estudantes da Licenciatura em Educação do Campo, da UFCG, no município de Sumé-PB. Num experimento de 3 semanas de duração, o jogo gerou 30 obras multiplicadoras do gênero miniconto, formou 900 leitores representando 6% da população da cidade, transformou estes leitores em agentes socais e ativou um movimento popular local movido pelo amor infinito de Pedro e Inês para a doação de bens para institutos de cuidado de idosos.

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