O eterno desafio do ensino-aprendizagem da literatura é encantar educadores e
educandos pela leitura e torná-los agentes multiplicadores da experiência de ler percebida
como um processo de transformação de pessoas e de criação de mundos utópicos e possíveis.
Este trabalho explora o conceito de amor infinito de Pedro e Inês de Castro preconizado na
produção literária inesiana, juntamente com uma plataforma tecnológica acessível à
população por meio do celular, para criar um jogo sério de leitura performática e de produção
de textos multimodais capaz de gerar 4 impactos: 1) formar leitores em larga escala, 2)
divulgar a obra inesiana no Brasil e em Portugal, 3) facilitar a compreensão dos objetivos de
leitura de textos e 4) promover o empreendedorismo social. O jogo Inês&Nós foi construído
com o método LerAtos de design de jogos de leitura performática e empreendedorismo social
e permite a expressão de autores, leitores e agentes sociais por meio da produção e de dizeres de
textos nas mídias papel, desenho, áudio, fotos, texto digital, vídeo, obras de artesanato, bens doados,
montagens de cenários com luz e projeções eletrônicas e cordel, espetáculos de leitura performática e
campanhas de empreendedorismo social com educação tutorial para formar leitores ao ponto de
transformá-los em agentes sociais doadores de bens tangíveis e intangíveis. Foi realizado um estudo
de caso de aplicação do jogo em uma turma com 30 estudantes da Licenciatura em Educação
do Campo, da UFCG, no município de Sumé-PB. Num experimento de 3 semanas de duração,
o jogo gerou 30 obras multiplicadoras do gênero miniconto, formou 900 leitores
representando 6% da população da cidade, transformou estes leitores em agentes socais e
ativou um movimento popular local movido pelo amor infinito de Pedro e Inês para a doação
de bens para institutos de cuidado de idosos.