O presente trabalho relata uma experiência sobre leituras de cordéis com os alunos do 6° ano no Colégio Anézio Araújo no município de João Pessoa-PB. Partindo da necessidade de formar alunos-leitores e interessados por leituras literárias, oferecendo assim um importante e motivante meio de educação aos alunos. O estudo justifica-se pela imprescindibilidade de incorporar novas formas de promover a leitura de textos pertencentes à Literatura Popular por meio de um sarau poético, músico e literário. O objetivo foi de valorizar a arte literária e outras manifestações a ela associadas. No referencial teórico, aborda-se reflexões de pressupostos crítico-teóricos através de obras de autores como Abdias Campos, Janduhi Dantas, Patativa do Assaré, Bráulio Bessa dentre outros. A metodologia do trabalho foi qualitativa. Os discentes pesquisaram, discutiram, fizeram leituras de textos de literatura de cordel, conheceram a xilogravura aprofundaram–na com atividade prática usando isopor-gravura e realizaram uma amostra de linguagens, culturas, danças, poesias, pinturas, comidas típicas, expressão corporal e releituras de obras, contextualizada à conjuntura social de resgate cultural nos quais os interlocutores estão inseridos. Os resultados diante de a aplicação desse trabalho e as produções despertaram o interesse dos discentes por leituras literárias, aspectos da cultura nordestina, bem como favoreceram e potencializaram a liberdade artística, literária e cultural dos educandos dentro do processo de ensino e aprendizagem.