Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

I SARAU POÉTICO, MÚSICO E LITERÁRIO “ENCANTOS DE CORDEL”: DO SERTÃO À SALA DE AULA

Palavra-chaves: LEITURAS LITERÁRIAS, SARAU, DISCENTES; LITERATURA POPULAR Pôster (PO) GT 08: O Leitor nas Encruzilhadas: o erudito e o popular na literatura brasileira
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45357
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 269
    "inscrito_id" => 581
    "titulo" => "I SARAU POÉTICO, MÚSICO E LITERÁRIO “ENCANTOS DE CORDEL”: DO SERTÃO À SALA DE AULA"
    "resumo" => "O presente trabalho relata uma experiência sobre leituras de cordéis com os alunos do 6° ano no Colégio Anézio Araújo no município de João Pessoa-PB. Partindo da necessidade de formar alunos-leitores e interessados por leituras literárias, oferecendo assim um importante e motivante meio de educação aos alunos. O estudo justifica-se pela imprescindibilidade de incorporar novas formas de promover a leitura de textos pertencentes à Literatura Popular por meio de um sarau poético, músico e literário. O objetivo foi de valorizar a arte literária e outras manifestações a ela associadas. No referencial teórico, aborda-se reflexões de pressupostos crítico-teóricos através de obras de autores como Abdias Campos, Janduhi Dantas, Patativa do Assaré, Bráulio Bessa dentre outros. A metodologia do trabalho foi qualitativa.  Os discentes pesquisaram, discutiram, fizeram leituras de textos de literatura de cordel, conheceram a xilogravura aprofundaram–na com atividade prática usando isopor-gravura e realizaram uma amostra de linguagens, culturas, danças, poesias, pinturas, comidas típicas, expressão corporal e releituras de obras, contextualizada à conjuntura social de resgate cultural nos quais os interlocutores estão inseridos. Os resultados diante de a aplicação desse trabalho e as produções despertaram o interesse dos discentes por leituras literárias, aspectos da cultura nordestina, bem como favoreceram e potencializaram a liberdade artística, literária e cultural dos educandos dentro do processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08: O Leitor nas Encruzilhadas: o erudito e o popular na literatura brasileira"
    "palavra_chave" => "LEITURAS LITERÁRIAS, SARAU, DISCENTES; LITERATURA POPULAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD4_SA8_ID581_06082018162409.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JANEILMA DE BRITO ALVES"
    "autor_nome_curto" => "JANEILMA ALVES"
    "autor_email" => "janeilma_sousa@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45357
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 269
    "inscrito_id" => 581
    "titulo" => "I SARAU POÉTICO, MÚSICO E LITERÁRIO “ENCANTOS DE CORDEL”: DO SERTÃO À SALA DE AULA"
    "resumo" => "O presente trabalho relata uma experiência sobre leituras de cordéis com os alunos do 6° ano no Colégio Anézio Araújo no município de João Pessoa-PB. Partindo da necessidade de formar alunos-leitores e interessados por leituras literárias, oferecendo assim um importante e motivante meio de educação aos alunos. O estudo justifica-se pela imprescindibilidade de incorporar novas formas de promover a leitura de textos pertencentes à Literatura Popular por meio de um sarau poético, músico e literário. O objetivo foi de valorizar a arte literária e outras manifestações a ela associadas. No referencial teórico, aborda-se reflexões de pressupostos crítico-teóricos através de obras de autores como Abdias Campos, Janduhi Dantas, Patativa do Assaré, Bráulio Bessa dentre outros. A metodologia do trabalho foi qualitativa.  Os discentes pesquisaram, discutiram, fizeram leituras de textos de literatura de cordel, conheceram a xilogravura aprofundaram–na com atividade prática usando isopor-gravura e realizaram uma amostra de linguagens, culturas, danças, poesias, pinturas, comidas típicas, expressão corporal e releituras de obras, contextualizada à conjuntura social de resgate cultural nos quais os interlocutores estão inseridos. Os resultados diante de a aplicação desse trabalho e as produções despertaram o interesse dos discentes por leituras literárias, aspectos da cultura nordestina, bem como favoreceram e potencializaram a liberdade artística, literária e cultural dos educandos dentro do processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08: O Leitor nas Encruzilhadas: o erudito e o popular na literatura brasileira"
    "palavra_chave" => "LEITURAS LITERÁRIAS, SARAU, DISCENTES; LITERATURA POPULAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD4_SA8_ID581_06082018162409.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JANEILMA DE BRITO ALVES"
    "autor_nome_curto" => "JANEILMA ALVES"
    "autor_email" => "janeilma_sousa@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

O presente trabalho relata uma experiência sobre leituras de cordéis com os alunos do 6° ano no Colégio Anézio Araújo no município de João Pessoa-PB. Partindo da necessidade de formar alunos-leitores e interessados por leituras literárias, oferecendo assim um importante e motivante meio de educação aos alunos. O estudo justifica-se pela imprescindibilidade de incorporar novas formas de promover a leitura de textos pertencentes à Literatura Popular por meio de um sarau poético, músico e literário. O objetivo foi de valorizar a arte literária e outras manifestações a ela associadas. No referencial teórico, aborda-se reflexões de pressupostos crítico-teóricos através de obras de autores como Abdias Campos, Janduhi Dantas, Patativa do Assaré, Bráulio Bessa dentre outros. A metodologia do trabalho foi qualitativa. Os discentes pesquisaram, discutiram, fizeram leituras de textos de literatura de cordel, conheceram a xilogravura aprofundaram–na com atividade prática usando isopor-gravura e realizaram uma amostra de linguagens, culturas, danças, poesias, pinturas, comidas típicas, expressão corporal e releituras de obras, contextualizada à conjuntura social de resgate cultural nos quais os interlocutores estão inseridos. Os resultados diante de a aplicação desse trabalho e as produções despertaram o interesse dos discentes por leituras literárias, aspectos da cultura nordestina, bem como favoreceram e potencializaram a liberdade artística, literária e cultural dos educandos dentro do processo de ensino e aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.