I SARAU POÉTICO, MÚSICO E LITERÁRIO “ENCANTOS DE CORDEL”: DO SERTÃO À SALA DE AULA
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45357 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 269 "inscrito_id" => 581 "titulo" => "I SARAU POÉTICO, MÚSICO E LITERÁRIO “ENCANTOS DE CORDEL”: DO SERTÃO À SALA DE AULA" "resumo" => "O presente trabalho relata uma experiência sobre leituras de cordéis com os alunos do 6° ano no Colégio Anézio Araújo no município de João Pessoa-PB. Partindo da necessidade de formar alunos-leitores e interessados por leituras literárias, oferecendo assim um importante e motivante meio de educação aos alunos. O estudo justifica-se pela imprescindibilidade de incorporar novas formas de promover a leitura de textos pertencentes à Literatura Popular por meio de um sarau poético, músico e literário. O objetivo foi de valorizar a arte literária e outras manifestações a ela associadas. No referencial teórico, aborda-se reflexões de pressupostos crítico-teóricos através de obras de autores como Abdias Campos, Janduhi Dantas, Patativa do Assaré, Bráulio Bessa dentre outros. A metodologia do trabalho foi qualitativa. Os discentes pesquisaram, discutiram, fizeram leituras de textos de literatura de cordel, conheceram a xilogravura aprofundaram–na com atividade prática usando isopor-gravura e realizaram uma amostra de linguagens, culturas, danças, poesias, pinturas, comidas típicas, expressão corporal e releituras de obras, contextualizada à conjuntura social de resgate cultural nos quais os interlocutores estão inseridos. Os resultados diante de a aplicação desse trabalho e as produções despertaram o interesse dos discentes por leituras literárias, aspectos da cultura nordestina, bem como favoreceram e potencializaram a liberdade artística, literária e cultural dos educandos dentro do processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08: O Leitor nas Encruzilhadas: o erudito e o popular na literatura brasileira" "palavra_chave" => "LEITURAS LITERÁRIAS, SARAU, DISCENTES; LITERATURA POPULAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD4_SA8_ID581_06082018162409.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JANEILMA DE BRITO ALVES" "autor_nome_curto" => "JANEILMA ALVES" "autor_email" => "janeilma_sousa@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45357 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 269 "inscrito_id" => 581 "titulo" => "I SARAU POÉTICO, MÚSICO E LITERÁRIO “ENCANTOS DE CORDEL”: DO SERTÃO À SALA DE AULA" "resumo" => "O presente trabalho relata uma experiência sobre leituras de cordéis com os alunos do 6° ano no Colégio Anézio Araújo no município de João Pessoa-PB. Partindo da necessidade de formar alunos-leitores e interessados por leituras literárias, oferecendo assim um importante e motivante meio de educação aos alunos. O estudo justifica-se pela imprescindibilidade de incorporar novas formas de promover a leitura de textos pertencentes à Literatura Popular por meio de um sarau poético, músico e literário. O objetivo foi de valorizar a arte literária e outras manifestações a ela associadas. No referencial teórico, aborda-se reflexões de pressupostos crítico-teóricos através de obras de autores como Abdias Campos, Janduhi Dantas, Patativa do Assaré, Bráulio Bessa dentre outros. A metodologia do trabalho foi qualitativa. Os discentes pesquisaram, discutiram, fizeram leituras de textos de literatura de cordel, conheceram a xilogravura aprofundaram–na com atividade prática usando isopor-gravura e realizaram uma amostra de linguagens, culturas, danças, poesias, pinturas, comidas típicas, expressão corporal e releituras de obras, contextualizada à conjuntura social de resgate cultural nos quais os interlocutores estão inseridos. Os resultados diante de a aplicação desse trabalho e as produções despertaram o interesse dos discentes por leituras literárias, aspectos da cultura nordestina, bem como favoreceram e potencializaram a liberdade artística, literária e cultural dos educandos dentro do processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08: O Leitor nas Encruzilhadas: o erudito e o popular na literatura brasileira" "palavra_chave" => "LEITURAS LITERÁRIAS, SARAU, DISCENTES; LITERATURA POPULAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD4_SA8_ID581_06082018162409.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JANEILMA DE BRITO ALVES" "autor_nome_curto" => "JANEILMA ALVES" "autor_email" => "janeilma_sousa@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }