Dentre as diversas temáticas que a literatura infanto-juvenil aborda, o social é um viés importante para a literatura contemporânea tendo em vista que consegue explanar valores ideológicos a partir de situações verossímeis. Como objetos de estudo, nos utilizamos de duas obras literárias contemporâneas: Caderno de segredos, do escritor Lino de Albergaria, traz o protagonista José Carlos, um garoto morador da favela, que recebeu um caderno da professora como prêmio por ser bom em poesia. A partir disso, o menino começa a relatar, no caderno, sua vida e as dificuldades cotidianas pelas quais passa; Uólace e João Victor, escrito por Rosa Amanda Strausz, narra as histórias de dois garotos que vivem de maneiras totalmente diferentes, tendo em vista que um deles tem como lar as ruas e busca a sobrevivência, enquanto o outro almeja satisfazer as esperanças da mãe de ter um futuro um pouco melhor. Seus anseios, emoções e desejos se assemelham, embora eles jamais se encontrem durante a narrativa. Nosso objetivo é, portanto, fazer um estudo comparativo de ambas as obras no sentido de elucidar o contexto social no qual estão presentes os três garotos. Pretendemos compreender de que maneira os autores constroem as identidades dos meninos a partir dos lugares sociais nos quais estão e das dificuldades que enfrentam a cada dia. Portanto, buscamos entender em que momentos os autores se aproximam e de que modo divergem ao tratarem da temática social na construção identitária do sujeito enquanto adolescente. Como aporte teórico, utilizaremos as reflexões de Bosi (1988), Cademartori (2009) e Candido (2006).